A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL
INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17834Palavras-chave:
Poética, Indígena, escola, valorização, ancestralidadeResumo
Este trabalho visa abordar a cultura dos povos originários, despertar o interesse pela leitura e escrita e investigar o processo de construção da identidade cultural dos povos indígenas em sala de aula. Como também, colocar em evidência a literatura indígena produzida por escritores indígenas no contexto escolar, para assim desconstruir estereótipos e visões equivocadas sobre os povos ancestrais. A proposta é relevante uma vez que, os alunos conheceram as diversas obras de autores indígenas existentes e produzidas na Amazônia. Nesta perspectiva, ao ter acesso e conhecimento desta literatura, é mostrar a resistência desses povos, os quais durante muito tempo sofreram uma tentativa de silenciamento. A problemática emerge partindo do pressuposto de que é oferecido dentro dos espaços escolares, vivências descontextualizadas e que não fazem parte da ancestralidade dos estudantes. Para o aporte teórico foram selecionados Graúna (2013); Kambeba (2018); Munduruku (2018). Como resultados mais expressivos, a pesquisa possibilitou a valorização da cultura dos povos indígenas e de todo seu acervo ancestral, através das produções poéticas dos estudantes e contribuiu para o processo de descolonização escolar fazendo valer a Lei 11.645/08, que visa garantir nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena.
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