A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL

INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17834

Palavras-chave:

Poética, Indígena, escola, valorização, ancestralidade

Resumo

Este trabalho visa abordar a cultura dos povos originários, despertar o interesse pela leitura e escrita e investigar o processo de construção da identidade cultural dos povos indígenas em sala de aula. Como também, colocar em evidência a literatura indígena produzida por escritores indígenas no contexto escolar, para assim desconstruir estereótipos e visões equivocadas sobre os povos ancestrais. A proposta é relevante uma vez que, os alunos conheceram as diversas obras de autores indígenas existentes e produzidas na Amazônia. Nesta perspectiva, ao ter acesso e conhecimento desta literatura, é mostrar a resistência desses povos, os quais durante muito tempo sofreram uma tentativa de silenciamento. A problemática emerge partindo do pressuposto de que é oferecido dentro dos espaços escolares, vivências descontextualizadas e que não fazem parte da ancestralidade dos estudantes. Para o aporte teórico foram selecionados Graúna (2013); Kambeba (2018); Munduruku (2018). Como resultados mais expressivos, a pesquisa possibilitou a valorização da cultura dos povos indígenas e de todo seu acervo ancestral, através das produções poéticas dos estudantes e contribuiu para o processo de descolonização escolar fazendo valer a Lei 11.645/08, que visa garantir nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena.

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Biografia do Autor

Thaila Bastos da Fonseca, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas e Teoria, História e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA-2019) . Graduação em Letras Língua-Inglesa pela Universidade do Estado do Amazonas e através do Programa de Formação de Professores (UEA-PARFOR-2018). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Atuou como professora efetiva de língua portuguesa e suas literaturas na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no Ensino Fundamental e Médio - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO (SEDUC). Atuou como professora Supervisora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/LETRAS, promovido em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Neste período supervisionou os projetos PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DAS LENDAS AMAZÔNICAS: LEGITIMANDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ; AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RESISTÊNCIA E LEGITIMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, EM TEFÉ/AMAZONAS; POESIA PAN-AMAZÔNICA: RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS; REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO AMAZÔNICO ATRAVÉS DA ARTE NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS. É professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Eduardo Sá (SEDUC/TEFE). Tem experiência na área de Letras-Língua Portuguesa e Inglesa, Teoria História e Crítica da Cultura, com ênfase nos estudos culturais da Pan-Amazônia, Língua portuguesa, Língua Inglesa, Literaturas e Artes. Atuou como professora pelo Curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas, oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica ? PARFOR, ministrando a disciplina Literatura Infantojuvenil, no município de Carauari. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (NEPAM/Ufam). Atuou como professora da disciplina de ESTUDOS TEMÁTICOS EM LITERATURA BRASILEIRA I no Centro de Estudos Superiores de Tefé CEST/UEA. Atualmente é Professora colaboradora do Curso de Letras-Língua Portuguesa do Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé (NESEIR-UEA) e coordenadora do projeto intitulado SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DE CURA ENTRE OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL FREI ANDRÉ DA COSTA FRENTE À COVID 19. 

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

BASTOS DA FONSECA, T. A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL: INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262519, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17834. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17834. Acesso em: 13 jul. 2025.