A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL

INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17834

Mots-clés :

Poética, Indígena, escola, valorização, ancestralidade

Résumé

Este trabalho visa abordar a cultura dos povos originários, despertar o interesse pela leitura e escrita e investigar o processo de construção da identidade cultural dos povos indígenas em sala de aula. Como também, colocar em evidência a literatura indígena produzida por escritores indígenas no contexto escolar, para assim desconstruir estereótipos e visões equivocadas sobre os povos ancestrais. A proposta é relevante uma vez que, os alunos conheceram as diversas obras de autores indígenas existentes e produzidas na Amazônia. Nesta perspectiva, ao ter acesso e conhecimento desta literatura, é mostrar a resistência desses povos, os quais durante muito tempo sofreram uma tentativa de silenciamento. A problemática emerge partindo do pressuposto de que é oferecido dentro dos espaços escolares, vivências descontextualizadas e que não fazem parte da ancestralidade dos estudantes. Para o aporte teórico foram selecionados Graúna (2013); Kambeba (2018); Munduruku (2018). Como resultados mais expressivos, a pesquisa possibilitou a valorização da cultura dos povos indígenas e de todo seu acervo ancestral, através das produções poéticas dos estudantes e contribuiu para o processo de descolonização escolar fazendo valer a Lei 11.645/08, que visa garantir nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thaila Bastos da Fonseca, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas e Teoria, História e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA-2019) . Graduação em Letras Língua-Inglesa pela Universidade do Estado do Amazonas e através do Programa de Formação de Professores (UEA-PARFOR-2018). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Atuou como professora efetiva de língua portuguesa e suas literaturas na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no Ensino Fundamental e Médio - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO (SEDUC). Atuou como professora Supervisora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/LETRAS, promovido em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Neste período supervisionou os projetos PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DAS LENDAS AMAZÔNICAS: LEGITIMANDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ; AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RESISTÊNCIA E LEGITIMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, EM TEFÉ/AMAZONAS; POESIA PAN-AMAZÔNICA: RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS; REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO AMAZÔNICO ATRAVÉS DA ARTE NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS. É professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Eduardo Sá (SEDUC/TEFE). Tem experiência na área de Letras-Língua Portuguesa e Inglesa, Teoria História e Crítica da Cultura, com ênfase nos estudos culturais da Pan-Amazônia, Língua portuguesa, Língua Inglesa, Literaturas e Artes. Atuou como professora pelo Curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas, oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica ? PARFOR, ministrando a disciplina Literatura Infantojuvenil, no município de Carauari. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (NEPAM/Ufam). Atuou como professora da disciplina de ESTUDOS TEMÁTICOS EM LITERATURA BRASILEIRA I no Centro de Estudos Superiores de Tefé CEST/UEA. Atualmente é Professora colaboradora do Curso de Letras-Língua Portuguesa do Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé (NESEIR-UEA) e coordenadora do projeto intitulado SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DE CURA ENTRE OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL FREI ANDRÉ DA COSTA FRENTE À COVID 19. 

Références

BASTOS DA FONSECA, T. Poesia pan-amazônica: resistência e valorização da cultura local na escola estadual são josé, Tefé-Amazonas. Revista Decifrar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 266–278, 2021. DOI: 10.29281/rd.v9i17.9118. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9118. Acesso em: 11 mar. 2024.

CANO, Flores M. Investigación participativa: inícios y desarrollos. Xalapa: Nueva, 2003.

DALLARI, Dalmo A. O que é participação política. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos).

DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é participação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 3.ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Rio de Janeiro: Mazza Edições, 2013.

KAMBEBA, M. W. Literatura indígena: da oralidade à memória escrita. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, mai.-ago, 2003.

_____________. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MUNDURUKU, D. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura O reencontro da memória. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

NOGUEIRA, Wilson. Boi Bumbá: imaginário e espetáculo na Amazônia. Manaus: Valer, 2014.

OLIVEIRA, M. I.; CRUZ, J. G. Epistemologias decoloniais: reflexões a partir da educação escolar indígena na cidade de Manaus-Amazonas. In: NASCIMENTO, A. C. S.; SILVEIRA, C.; LOUREIRO, L. F.; SOUSA, M. J. S.; OLIVEIRA, P. T. (Orgs). Interfaces da educação e da docência na Amazônia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.

PAES, José Paulo. Quem, eu? Um poeta como outro qualquer. São Paulo: Atual, 1995.

RODRIGUES, A. C. A.; CALDAS, E. C. R.; SIMÕES, L. B. T.; DANTAS, P. V. C. (Orgs). Literatura indígena: práticas leitoras para a sala de aula. Rio Branco: Nepan Editora, Edufac, 2023.

SOUZA, Anervina. As Lendas Amazônicas em Sala de Aula – Apropriação da cultura e formação sociocultural das crianças na interpretação do ser sobrenatural. 2. ed. Manaus: Valer, 2011.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WHYTE, William Foote. Sociedade de Esquina. 4 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Publiée

2025-07-10

Comment citer

BASTOS DA FONSECA, T. A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL: INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262519, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17834. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17834. Acesso em: 13 juill. 2025.