A POÉTICA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL
INDIGENOUS POETRY IN THE SCHOOL CONTEXT: WAYS TO VALUE ANCESTRAL CULTURE
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17834Keywords:
Poética, Indígena, escola, valorização, ancestralidadeAbstract
Este trabalho visa abordar a cultura dos povos originários, despertar o interesse pela leitura e escrita e investigar o processo de construção da identidade cultural dos povos indígenas em sala de aula. Como também, colocar em evidência a literatura indígena produzida por escritores indígenas no contexto escolar, para assim desconstruir estereótipos e visões equivocadas sobre os povos ancestrais. A proposta é relevante uma vez que, os alunos conheceram as diversas obras de autores indígenas existentes e produzidas na Amazônia. Nesta perspectiva, ao ter acesso e conhecimento desta literatura, é mostrar a resistência desses povos, os quais durante muito tempo sofreram uma tentativa de silenciamento. A problemática emerge partindo do pressuposto de que é oferecido dentro dos espaços escolares, vivências descontextualizadas e que não fazem parte da ancestralidade dos estudantes. Para o aporte teórico foram selecionados Graúna (2013); Kambeba (2018); Munduruku (2018). Como resultados mais expressivos, a pesquisa possibilitou a valorização da cultura dos povos indígenas e de todo seu acervo ancestral, através das produções poéticas dos estudantes e contribuiu para o processo de descolonização escolar fazendo valer a Lei 11.645/08, que visa garantir nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena.
Downloads
References
BASTOS DA FONSECA, T. Poesia pan-amazônica: resistência e valorização da cultura local na escola estadual são josé, Tefé-Amazonas. Revista Decifrar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 266–278, 2021. DOI: 10.29281/rd.v9i17.9118. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9118. Acesso em: 11 mar. 2024.
CANO, Flores M. Investigación participativa: inícios y desarrollos. Xalapa: Nueva, 2003.
DALLARI, Dalmo A. O que é participação política. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos).
DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é participação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 3.ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Rio de Janeiro: Mazza Edições, 2013.
KAMBEBA, M. W. Literatura indígena: da oralidade à memória escrita. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, mai.-ago, 2003.
_____________. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MUNDURUKU, D. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura O reencontro da memória. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
NOGUEIRA, Wilson. Boi Bumbá: imaginário e espetáculo na Amazônia. Manaus: Valer, 2014.
OLIVEIRA, M. I.; CRUZ, J. G. Epistemologias decoloniais: reflexões a partir da educação escolar indígena na cidade de Manaus-Amazonas. In: NASCIMENTO, A. C. S.; SILVEIRA, C.; LOUREIRO, L. F.; SOUSA, M. J. S.; OLIVEIRA, P. T. (Orgs). Interfaces da educação e da docência na Amazônia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.
PAES, José Paulo. Quem, eu? Um poeta como outro qualquer. São Paulo: Atual, 1995.
RODRIGUES, A. C. A.; CALDAS, E. C. R.; SIMÕES, L. B. T.; DANTAS, P. V. C. (Orgs). Literatura indígena: práticas leitoras para a sala de aula. Rio Branco: Nepan Editora, Edufac, 2023.
SOUZA, Anervina. As Lendas Amazônicas em Sala de Aula – Apropriação da cultura e formação sociocultural das crianças na interpretação do ser sobrenatural. 2. ed. Manaus: Valer, 2011.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WHYTE, William Foote. Sociedade de Esquina. 4 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Thaila Bastos da Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).