JUANA DE IBARBOUROU Y SU RELACIÓN CON LA INFANCIA: CUANDO LA BIBLIOTECA IMAGINARIA HABLA MÁS QUE EL PROPIO LIBRO

JUANA DE IBARBOUROU E SUA RELAÇÃO COM A INFÂNCIA: QUANDO A BIBLIOTECA IMAGINÁRIA FALA MAIS DO QUE O PRÓPRIO LIVRO

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DOI :

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17128

Mots-clés :

Libros; Literatura; Biblioteca; Infancia; Juana de Ibarbourou.

Résumé

Juana de Ibarbourou (1892-1979) foi uma grande poetisa e escritora uruguaia que dedicou sua vida à literatura. Desde cedo, tinha na palavra imaginária como uma insígnia, um símbolo de vida plena de imagens da natureza e de recordações da infância mais natural e feliz que houve entre as escritoras latino-americanas de fins do século XIX e início do século XX. Como não deixar de sê-lo havendo escrito suas memórias infantis em Chico Carlo (1944)? Como não deixar de ler o frescor de El cántaro fresco (1920), sorte de prosa natural e crioula publicada um ano depois de Las lenguas de diamante (1919)? Neste breve ensaio, objetiva-se mostrar o ato de escrever de Ibarbourou a partir de sua relação com a infância presente em seus livros infantis: como ela escrevia a partir da ideia de que toda biblioteca – sobretudo a imaginária – é o motor da criação literária? Em que línguas ela lia e com quais artistas da palavra esteve conectada durante sua vida literária?

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Biographie de l'auteur

Antonia Javiera Cabrera Muñoz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente com dedicação exclusiva da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desde junho de 2013. Licenciada em Letras-Português e Espanhol (UFSC, 2001), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2003) e doutora em Literatura (UFSC, 2009). Atuou como docente dos Cursos de Letras - Espanhol da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de agosto de 2003 a julho de 2008 e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de março de 2010 a junho de 2013. Foi tutora de Ensino à Distância do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFSC) no segundo semestre de 2008 e segundo semestre de 2009. Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 idealizou e coordenou o projeto de arte e cultura "DISCO: um projeto de formação de discoteca em música clássica para apreciadores do Vale do Jequitinhonha - Minas Gerais, Brasil". De março de 2017 a outubro de 2018, fez pós-doutorado em Artes (Música e Literatura) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Música (NEMUS) da UFVJM de junho de 2024 a abril de 2025. Principais áreas de interesse: língua espanhola para fins acadêmicos, literaturas hispânicas, ensino de literatura, literatura comparada e artes (artes plásticas, música e teatro, maiormente). 

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Publiée

2025-07-11

Comment citer

CABRERA MUÑOZ, A. J. JUANA DE IBARBOUROU Y SU RELACIÓN CON LA INFANCIA: CUANDO LA BIBLIOTECA IMAGINARIA HABLA MÁS QUE EL PROPIO LIBRO: JUANA DE IBARBOUROU E SUA RELAÇÃO COM A INFÂNCIA: QUANDO A BIBLIOTECA IMAGINÁRIA FALA MAIS DO QUE O PRÓPRIO LIVRO. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262522, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17128. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17128. Acesso em: 16 juill. 2025.