EDUCAÇÃO E CULTURA: CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO CULTURAL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
EDUCATION AND CULTURE: CONTRIBUTIONS OF CULTURAL MEDIATION TO THE READER DEVELOPMENT PROCESS
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v14i28.19257Keywords:
Mediação cultural, Práticas leitoras, Espaço não formal de educação, Centro Cultural Casarão de Ideias, Programa Ciência na EscolaAbstract
Este artigo busca relatar e analisar os resultados do projeto “Educação e Cultura: contribuições da mediação cultural para o processo de formação de leitores” (PCE/FAPEAM, 2022), que teve como objetivo investigar as contribuições da mediação cultural (Rastelli, 2021) para o processo de formação de leitores, realizada em um espaço não formal de educação (Gohn, 2010) em interação com o componente curricular Língua Portuguesa, seguindo as normativas orientadas pela BNCC (Brasil, 2017). Nesta proposta, três estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades de mediação de leitura e mediação cultural, em contexto escolar e extraescolar, na Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora Santos Azevedo, situada no bairro Jorge Teixeira; e no Centro Cultural Casarão de Idéias, no centro, ambos em Manaus (AM). Esta proposta se justifica por possibilitar aos alunos descobertas leitoras múltiplas, com o intuito de enriquecer o repertório sociocultural, visando a uma formação multiletrada que aprimorasse suas competências da leitura e a escrita atreladas aos usos sociais da linguagem. A metodologia valorizou a abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, desenvolvidas ao longo do período de vigência do projeto (jul.-dez./2022) que contemplou grupo de pesquisa/estudo, clube de leitura e mediação cultural. Por fim, os estudantes bolsistas socializaram suas experiências com alunos das turmas de 9º ano e em eventos científicos em contexto escolar e acadêmico. Os resultados obtidos demonstram que os cientistas juniores ampliaram o repertório literário, artístico e cultural, favorecendo o desenvolvimento de suas práticas de leitura e escrita.
Downloads
References
ALBANO, Glória Steffanny Guimarães. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Junior – ICT JR. Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto “Educação e Cultura: contribuições da mediação cultural para o processo de formação de leitores”, 2022.
ALHO, Getúlio. Viagem de motor. In: ALHO, Getúlio. Inverno Verde. Organização de Tenório Telles. Manaus: Editora Valer 2002.
ANTUNES, Irandé. Linguagem, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRAGA, Celdo. Água e Farinha, 3. ed. Manaus: Edição do autor, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Ensino Fundamental). Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 out. 2025.
BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 13 de jul. de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 29 out. 2025.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 4. reimpressão. São Paulo: contexto, 2014.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. HildedardFeist. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
FORTUNATO, Ivan; NETO, Alexandre Shigunov (org.). Método de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipóteses, 2018.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
LARROSA, Jorge. Dar a ler... talvez. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MARTINS, Isaac Yveson Nunes. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Junior – ICT JR. Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto “Educação e Cultura: contribuições da mediação cultural para o processo de formação de leitores”, 2022.
OLIVEIRA, José Aldemir de. Mapa de Manaus. In: OLIVEIRA, José Aldemir de. Crônicas de Manaus. Manaus: Editora Valer, 2011.
PALHANO, Ana Sara de Araújo. Relato de experiência. Relatório Técnico Bolsista. Modalidade Iniciação Científica e Tecnológica Junior – ICT JR. Programa Ciência na ESCOLA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. EDITAL N. 004/2022 – PCE/FAPEAM. Manaus (AM), dez. 2022. Acervo do projeto “Educação e Cultura: contribuições da mediação cultural para o processo de formação de leitores”, 2022.
RASTELLI, Alessandro. Em busca de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais. Em Questão, Porto Alegre, 2021.
ROJO, Roxane. A teoria dos gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e os multiletramentos. In: ROJO, R. (org.). Escol@ conectada [recurso eletrônico]: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola. 2020.
SCOTTI, Myriam. Quem chamarei de lar?, 1. ed. Ilustrações de Marcela Pialarissi. Pinheiral, RJ: Pantograf, 2021.
SOUZA, Fátima; ANDREATTA, Elaine; LIRA, Raquel; DAOU, Geórgia Pozzetti (org.). Janelas de leitura: Rede Cachoeira de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas [livro eletrônico]. Manaus: Edição Geórgia Pozzetti Daou, 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Raquel Souza de Lira, Lourene Nascimento Félix

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).





