MALANDROS E TRAVESSOS: UMA POÉTICA DA MALANDRAGEM NO ROMANCE HISTÓRICO ERA NO TEMPO DO REI, DE RUY CASTRO

ROGUES AND MISCHIEVOUS: A POETICS OF ROGUERY IN THE HISTORICAL NOVEL ERA NO TEMPO DO REI, BY RUY CASTRO

Autores

Palavras-chave:

Malandragem. Romance. Literatura Contemporânea. Ruy Castro.

Resumo

O artigo analisa o romance Era no tempo do rei: um romance da chegada da Corte. Lançada em 2007, a obra escrita por Ruy Castro insere-se na tradição do novo romance histórico, filão que apresenta, como uma de suas marcas, a reescrita de textos caracterizada pelo alto tom paródico, além do emprego de hibridismos como forma de ofertar para o leitor novas visões de fatos e de personalidades, como ocorre com o romance em estudo. Tais recursos garantem a vitalidade do gênero romance, conferindo a essa narrativa a peculiaridade de se constituir como um gênero inacabado, se pensarmos em aspectos relacionados às teorizações propostas por Bakhtin. Dentre as várias possibilidade de análise, estudo centra-se na categoria narrativa da personagem. O estudo filia as personagens principais à tradição da malandragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTSCAD. Terra de Cocanha. Pieter Bruegel. Obra de Arte. Classical Indian Art Gallery. Disponível em: https://pt.artscad.com/A.nsf/Opra/SRVV-6XR9ZZ Acesso em: 14/05/2021.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2013.

CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem (Caracterização das Memórias de um sargento de milícias). In CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015. p. 17- 47.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.

CASTRO. Ruy. Era no tempo do rei: um romance da chegada da corte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GONZÁLEZ, Mário Miguel. O romance picaresco. São Paulo: Ática, 1988.

BOTOSO, Altamir. A recriação ficcional de escritores no romance histórico brasileiro contemporâneo. Revista Linguagem, Educação e Memória. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, v. 2, n. 2, 2012.

BOTOSO, Altamir. Do pícaro ao malandro: uma poética da rebeldia. Bauru, São Paulo: Canal6, 2010.

ESTEVES, Antonio Roberto. Considerações sobre o Romance Histórico ( No Brasil, no limiar do século XXI). Revista de Literatura, História e Memória, Cascavel, vol. 4, nº 4, p. 53-66, 2008.

FERREIRA, Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Aparecido Ribeiro, R. (2024). MALANDROS E TRAVESSOS: UMA POÉTICA DA MALANDRAGEM NO ROMANCE HISTÓRICO ERA NO TEMPO DO REI, DE RUY CASTRO: ROGUES AND MISCHIEVOUS: A POETICS OF ROGUERY IN THE HISTORICAL NOVEL ERA NO TEMPO DO REI, BY RUY CASTRO. Revista Decifrar, 12(23), 250–261. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/13712

Edição

Seção

TEMAS LIVRES