ENTRE FLORES DE CEREJEIRAS E IPÊS: O FLORESCER DO ENTRE-LUGAR E DA IDENTIDADE CULTURAL EM O JARDIM JAPONÊS, DE ANA SUZUKI

Autores

  • Francisca Lailsa Ribeiro Pinto Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Esta pesquisa realiza um estudo do romance O Jardim Japonês, da brasileira Ana Suzuki, publicado em 1986, com a finalidade de verificar o entre-lugar onde se mesclam distintas histórias, atravessado por identidades culturais em confronto. Com base na hipótese de que o jardim misto, na narrativa, possibilita encontros culturais de assimilação e resistência por parte dos imigrantes japoneses e seus descendentes nipo-brasileiros, a dissertação focaliza o espaço híbrido decorrente dos encontros da diáspora e, em simultâneo, a construção do jardim japonês da personagem Yoneda. Para refletir sobre as trocas culturais entre flores de cerejeira e ipês amarelos, japoneses e brasileiros, que se movimentam e florescem na terceira margem, envolvidos em conflitivas situações culturais de integração, vale-se da fundamentação teórica e crítica de conceitos como entre-lugar (Silviano Santiago), identidade cultural (Stuart Hall), hibridismo (Homi Bhabha), transculturação (Fernando Ortiz; Ángel Rama), e outros estudos sobre a imigração japonesa para o Brasil com o objetivo de apontar elementos desse lugar comum que é a América Latina.

Biografia do Autor

Francisca Lailsa Ribeiro Pinto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Como Citar

Pinto, F. L. R. (2015). ENTRE FLORES DE CEREJEIRAS E IPÊS: O FLORESCER DO ENTRE-LUGAR E DA IDENTIDADE CULTURAL EM O JARDIM JAPONÊS, DE ANA SUZUKI. Revista Decifrar, 3(6), 40. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1098