O Brasil desconhecido
As pinturas rupestres de São Raimundo Nonato têm muito a revelar
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.19.1-1Palavras-chave:
Pinturas rupestres, Piauí, São Raimundo NonatoResumo
Este artigo busca mostrar as contribuições que as pinturas rupestres têm a oferecer para as questões sociais atuais. As pinturas representam as atividades cotidianas realizadas pelos primeiros habitantes nas terras hoje conhecidas como Brasil. Apresentam em suas imagens exemplos do que aconteceu ancestralmente permitindo que nós, atualmente, tenhamos novas reflexões sobre o passado.
Downloads
Referências
ANGELO, Cláudio. Correr moldou a biologia humana. Folha Ciência. São Paulo: Folha de São Paulo, 18/11/2004.
AZEVEDO, Ana Lucia. Túnel do tempo sertanejo. Brasil pré-histórico. Jornal O Globo. Rio de Janeiro: 06/09/2003, p. 5. Ver também: SANCHES, Vânia Maria Lourenço. As pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), UNESP, São Paulo, 1998.
BELTRÃO, Maria da conceição de Moraes Coutinho e LUCE, Cynthia Newby. Eventos, signos e símbolos na pré-história brasileira. In: ALVES FILHO, Ivan. História pré-colonial do Brasil. Rio de Janeiro: Europa, s/data.
BUCCO, Cristiane A. Indicadores da prática musical na pré-história do nordeste brasileiro, PARNA – PI. Dissertação (Mestrado em Artes) UFPE, Recife: 1999.
COSTA, Zozilena de Fátima Fróz. Analise semiótica de configurações rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara – PI. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), PUC-SP, 1999.
COSTA, Zozilena de Fátima Fróz. Uma inscrição de mundo a flor da pedra: os processos de comunicação dos povos pré-históricos através da pintura do Parque Nacional da Serra da Capivara (PARNA), Piauí – Brasil. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) PUC-SP, 2003.
ETCHEVARNE, Carlos. A ocupação humana do nordeste brasileiro antes da colonização portuguesa. Revista da USP. São Paulo, dez/fev 1999/2000.
FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano). O museu do homem americano. São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 1998.
FUMDHAM. Trilha Interpretativa Hombu – Parque Nacional Serra da Capivara. São Raimundo Nonato, FUMDHAM. 2001.
FUMDHAM. Trilhas da Capivara. São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 1998, p. 12.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Os antigos ocupantes do Brasil. São Paulo: UNESP, 2001.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu e JUSTAMAND, Michel. Representações da sexualidade e dos falos: nas cenas rupestres de São Raimundo Nonato – PI, muito antes de 1500. Revista Sodebrás, vol. 9, n. 99, mar/2014.
FUNARI, Pedro Paulo e NOELI, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2002.
GASPAR, Madu. A arte rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
GIUDON, Niède. Arqueologia da região do Parque Nacional Serra da Capivara. In: DANTAS, Marcello. Antes. Histórias da Pré-história. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2004.
GUIDON, Niède e outros. Parque Nacional Serra da Capivara. São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 2002.
GUIDON, Niède. As ocupações pré-históricas do Brasil. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
GUIDON, Niède. Carta aos futuros arqueólogos. Agência Carta Maior. 17/setembro de 2004. www.agenciacartamaior.uol.com.br.
GUIDON, Niède. Leviandade ou falsidade? Uma resposta a Meltzer, Adovasio e Dillehay. Anais da Conferência Internacional sobre o Povoamento das Américas. Revista Fumdhamentos, São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 1996.
GUIDON, Niède. Memórias pintadas na pedra ou um olhar para o passado, presente e futuro. Revista Entrevista do Curso de Comunicação – UFC, nº 13. Fortaleza: EDUFC, 2000.
GUIDON, Niède. Pré-história do Piauí: arte e incógnitas do homem americano. Revista Horizonte Geográfico. São Paulo: Audichromo, Out/1990.
GUIDON, Niède. Reflexões sobre o povoamento da América. São Paulo, Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. nº 23. Dédalo USP, 1984.
GUIDON, Niède. Unidades culturais da tradição nordeste na área arqueológica de São Raimundo Nonato - PI. Revista Museu Paulista. Nova serie vol. XXX. São Paulo: USP, 1985.
JUSTAMAND, Michel. Comunicar e educar no território brasileiro: uma relação milenar. Dissertação (mestrado em Comunicação e Semiótica), PUC-SP, set/2002. São Paulo.
JUSTAMAND, Michel. As pinturas rupestres nos livros didáticos de História. Francisco Morato: Margê, 2006.
JUSTAMAND, Michel. O Brasil desconhecido: as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato – PI. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.
JUSTAMAND, Michel. A mulher rupestre. Representações do feminino nas cenas rupestres de São Raimundo Nonato – Piauí. Embu das Artes: Alexa Cultural, 2014.
JUSTAMAND, Michel. Rochas de livres prazeres. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, n. 109, Rio de Janeiro, out/2014.
LEITE, Marinete Neves. A identidade humana e o universo mítico na pintura rupestre. Revista Clio, nº 14, série arqueológica, Anais da X Reunião Cientifica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Recife, EDUFPE. 2000.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Entrevista. In: LLOBERA, José Ramón. As sociedades primitivas. Trad. Cintra Ferreira e Irineu Garcia. Rio de Janeiro: Salvat, s/data.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A etnologia vai à arte. In: ALVES, Ivan Filho. História pré-colonial do Brasil. Rio de Janeiro: Europa, s/data.
MARANCA, Silvia. A pintura rupestre no sudoeste do Estado do Piauí. Revista do Museu Paulista. Nova Série, vol. XXVIII. São Paulo: EDUSP, 1981/82.
MARTIN, Gabriela. A tradição nordeste na arte rupestre do Brasil. Revista Clio, nº 14, Série arqueológica, Anais da X Reunião Cientifica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Recife, EDUFPE. 2000.
MARTIN, Gabriela. Identidades no sertão do Seridó. In: DANTAS, Marcello. Antes. Histórias da Pré-história. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2004.
MARTIN, Gabriela. Os sítios rupestres do Seridó, no Rio Grande do Norte (Brasil), no contexto do povoamento da América do Sul. Revista Fumdhamentos. São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 1996.
MONZON, Susana. A representação humana na arte rupestre do PI: comparações com outras áreas. Revista do Museu Paulista. Nova Série, vol. XXVIII, São Paulo: EDUSP, 1981/82.
NARR, K. J. Contribuições da pré-história para o conhecimento da natureza humana. In: GADAMER, H. G. e VOGLER, P. Antropologia cultural: O homem em sua existência biológica, social e cultural. (Coordenador da edição brasileira Egon Schaden). São Paulo: EDUSP, 1977.
PACHECO, Leila M. S. e ALBUQUERQUE, Paulo T. de S. O lajedo de Soledade. TENORIO, Maria Cristina. Pré-história da terra brasilis. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1999.
PEREIRA, José Anthero Jr. Introdução ao estudo da Arqueologia brasileira. São Paulo: Bentivegna. 1967.
PERELLÓ, Eduardo Ripoll. Orígenes y significado del arte Paleolítico. s/local: Sílex, s/data.
PESSIS, Anne-Marie e GUIDON, Niède. Ars indígena Pré-história do Brasil. Revista Clio, nº 14, Série Arqueológica, Anais da X Reunião Cientifica da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Recife: EDUFPE, 2000.
PESSIS, Anne-Marie. A arte rupestre. São Raimundo Nonato: FUMDHAM, 2005.
PESSIS, Anne-Marie. A transmissão do saber na arte rupestre do Brasil. In: DANTAS, Marcello. Antes. Histórias da Pré-história. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2004.
PESSIS, Anne-Marie. Apresentação gráfica e apresentação social na tradição nordeste de pintura rupestre do Brasil. Revista Clio, n. 5. Recife: EDUFPE, s/data.
PESSIS, Anne-Marie. Identidade e classificação dos registros gráficos pré-históricos do nordeste do Brasil. Revista Clio n. 8, Recife: EDUFPE 1992.
PESSIS, Anne-Marie. Imagens da pré-história. São Raimundo Nonato, FUMDHAM/Petrobras. 2003.
PESSIS, Anne-Marie. Registros rupestres. Perfil gráfico e grupo social. São Paulo: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 1994..
PROUS, André. O Brasil antes dos brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006..
SALVIA, Eliany S. A utilização da área cárstica de São Raimundo Nonato – PI pelos grupos pré-históricos que ocuparam a Serra da Capivara. Dissertação (Mestrado) UFPE, Recife, 1998.
SANCHES, Vânia Maria Lourenço. As pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), UNESP, São Paulo, 1998.
SIERRA. Guilherme. Do sertão ao mar. Revista Horizonte Geográfico. n.77, ano 14. São Paulo: Audichromo, 2001.
SOLÁ, Maria Elisa Castelianos. Arte rupestre: imagens da pré-história. ALVES, Ivan Filho. In: História pré-colonial do Brasil. Rio de Janeiro: Europa, s/data, p. 131.
SPENCER, Walner Barros. Lajedo de Soledade: os grafismos sagrados dos guardiões do Cosmo. Tese (doutorado em Ciências Sociais), UFRN, Natal, 2004.
TOTH, Elba Moraes Rego. Chapada da Diamantina – rochas pré-cabralinaas e pinturas rupestres do homem pleistocênico. Revista Clio º 12. Recife: EDUFPE, 1997.
VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: Studio Nobel/EDUSP, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


