Luta corporal indígena

contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Leandro Augusto Paiva dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Fátima Medianeira Flôres de Vargas Universidade Federal do Amazonas
  • Michel Justamand Universidade Federal de São Paulo
  • Canmilla Mousse Centro Universitário do Norte
  • Leonardo Paiva Centro Universitário do Norte

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v21i2.9359

Palavras-chave:

Luta Corporal Indígena, Huka-Huka, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A Luta Corporal Indígena praticada na região do Alto Xingu – Brasil Central costuma ser evidenciada pela mídia em geral. Todavia, ainda é depreendida superficialmente, seja pelo senso comum ou pela escrita dita científica em algumas áreas do conhecimento. Não obstante, a Lei nº 11.645/2008 ressalta a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial das escolas públicas. Nessa seara, o Ministério da Educação (MEC) homologou em 2017 sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentou informes considerando essa lei. Dentre eles, constam as lutas corporais indígenas como conteúdo da Educação Básica. Nessa direção, este trabalho evidenciará informações basilares sobre essas práticas de modo a contribuir para o estabelecimento e sustentáculo de aulas considerando as lutas corporais indígenas na BNCC.

 

Palavras chave: Luta Corporal Indígena, Huka-Huka, Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

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Publicado

26-10-2021

Como Citar

SANTOS, L. A. P. dos .; VARGAS, F. M. F. de; JUSTAMAND, M.; PAIVA, C. M. M.; SANTOS, L. J. P. dos. Luta corporal indígena: contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 21, n. 2, p. 55–63, 2021. DOI: 10.69696/somanlu.v21i2.9359. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/9359. Acesso em: 12 jul. 2025.

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