TERRITORIALIZAÇÃO E DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO CAMPO NA MESORREGIÃO NORTE DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

  • Cássia Betânia Lopes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.142.170

Palavras-chave:

Educação do Campo. Políticas Públicas. Escola no Campo. Amapá.

Resumo

A Educação do Campo é uma política pública importante para a transformação social, que fortalece a identidade e o território dos sujeitos que vivem no campo. A escola no campo é um dos principais espaços de materialização dessa política pública, mas na mesorregião norte do estado do Amapá, a falta de políticas públicas voltadas às necessidades reais dos povos do campo, águas e florestas tem prejudicado seriamente a educação. Nossa pesquisa combinou dados do censo escolar do Inep, registros da Comissão Pastoral da Terra sobre conflitos no campo e fontes secundárias como teses, dissertações, artigos e jornais eletrônicos. Os resultados indicam que o campo na mesorregião norte do Amapá vem passando por profundas modificações e que a dinâmica de funcionamento das escolas no campo vem sendo profundamente afetada. Os principais fatores são as atividades voltadas ao garimpo e à agropecuária, bem como a falta de participação da população local nas decisões sobre a criação de grandes áreas de preservação. Portanto, é crucial que sejam implementadas políticas públicas que promovam o acesso aos direitos básicos, especialmente a Educação no Campo, e que busquem a participação social e a preservação ambiental de forma mais efetiva.

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Publicado

2025-08-03

Como Citar

Lopes dos Santos, C. B. (2025). TERRITORIALIZAÇÃO E DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO CAMPO NA MESORREGIÃO NORTE DO ESTADO DO AMAPÁ. REVISTA GEONORTE, 16(53). https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.53.142.170

Edição

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Artigos