PUBLICAÇÃO DA NOVA EDIÇÃO DE REVISTA GEONORTE, , V.10, N.36, JUL-DEZ, 2019

2019-12-19

PUBLICAÇÃO DA NOVA EDIÇÃO DE REVISTA GEONORTE, , V.10, N.36, JUL-DEZ, 2019

É com grande satisfação que publicamos o novo número da REVISTA GEONORTE, V.10, N.36, JUL-DEZ, 2019.

O atual número da REVISTA GEONORTE é dedicado à memória do Professor Doutor José Aldemir de Oliveira, por sua contribuição e dedicação à Geografia da Amazônia e do Brasil. O professor José Aldemir construiu uma carreira grandiosa no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, como líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab), teve papel fundamental na implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), representando de modo muito competente a Geografia do Amazonas por onde passou. Nos últimos meses ele teve uma atuação efetiva na articulação internacional e reformulação do comitê científico da Revista Geonorte. Sua presença sempre estará marcada na Revista Geonorte, em seus textos publicados, na trajetória da revista bem como nos avanços futuros. Sentiremos muito sua falta professor, muito obrigado por tudo.

 A presente edição traz duas homenagens ao professor José Aldemir de Oliveira, a primeira “OLIVEIRA”, escrita por seu último orientando de mestrado do PPGEOG-UFAM, Eduardo Henrique Freitas Braga, a segunda homenagem “PROFESSOR, INTELECTUAL E SER HUMANO ADMIRÁVEL: JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA PRESENTE!”, foi escrita pelo mestrando Fernando Monteiro Melo.

A edição apresenta ainda doze artigos científicos que tangem o temário da Geografia e áreas afins, apresentando contribuições científicas de diversas regiões do Brasil:

Os autores Lúcio Keury Almeida Galdino, Adriano Lucena da Silva, Gilcimar Maysonnave da Luz e Gean Guilherme Ferreira de Paula apresentam o manuscrito intitulado “ANÁLISE GEO-HISTÓRICA DA OCUPAÇÃO HUMANA E IMPACTO AMBIENTAL NO IGARAPÉ GRANDE, EM BOA VISTA-RR”.               

O autor Vinício Luís Pierozan apresenta a contribuição “A PRODUÇÃO DE UVA ORGÂNICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: AS EXPERIÊNCIAS DOS VITICULTORES DE COTIPORÃ, RS”.

Abarcando o temário da prática docente e educação, os autores Sheila Castro dos Santos, Carlandio Alves da Silva apresentam o artigo “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA HUMANISTA: ENTRE O SER E O TER A NATUREZA”; e a autora Vanessa Manfio o artigo “UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA ORIENTADA COMO UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA”.

Foram apresentadas contribuições que abordaram o planejamento urbano e suas perspectivas teóricas e metodológicas como os manuscritos: “ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA SUSTENTABILIDADE DE CASTANHAL (PA) DE ACORDO COM SEU PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO (2007-2016)”, dos autores Gabriel Villas Boas de A. Lima, Marina Morhy Pereira, Diêgo Lima Crispim e Lindemberg Lima Fernandes; “MAPEAMENTO DASIMÉTRICO E INTERPOLAÇÃO DE DADOS CENSITÁRIOS E IMAGEM ORBITAL PARA ANÁLISE DA DILATAÇÃO DO SÍTIO URBANO DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ” de Hélio de Souza Morais Junior e Sérgio Luis Barbosa da Silva; “ESTUDO DE COMPATIBILIDADE E ADEQUAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA REGIÃO NORTE DE PALMAS – TO, AO CÓDIGO DE OBRAS POR MEIO DE IMAGEAMENTO”, com autoria  de Thaiana Brunes Feitosa e Dênis Cardoso Parente; e “GESTÃO DE CUSTOS E URBANIZAÇÃO: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PRODUTOS DE UMA EMPRESA URBANIZADORA COM BASE NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO” dos autores Alex Eckert, Roberto Biasio, Ana Paula Bellan Mannrich, Marlei Salete Mecca.

Abordando as mudanças de usos da terra são apresentados os manuscritos “PUBLICAÇÃO DE DADOS CONECTADOS PARA MODELOS DE USO E COBERTURA DA TERRA” de Deyvison Aguiar Garcia, Sérgio Souza Costa, e Evaldinolia Gilbertoni Moreira; “MUDANÇA DE COBERTURA DA TERRA NOS MUNICÍPIOS DE CHAPADINHA E BURITI – MA, ENTRE OS ANOS DE 1990 A 2017”, de Hugo Borges Araújo, Paulo Roberto Mendes Pereira, Taissa Caroline Silva Rodrigues e Erivaldo Plínio Borges da Costa Júnior.

Bruno Barbosa da França, Jimmy Johmsom Mesquita Lima, Kattyely Araújo Sousa, Lucas Felipe Araújo Lima, Matheus Alves dos Santos, Sérgio Soares do Carmo e Michele Ribeiro Ramos apresentam o manuscrito “CAPACIDADE DE USO E APTIDÃO AGRÍCOLA DE UMA FAZENDA EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA (PA)”.

E por fim os autores Ana Claudia Guedes Silva e Gabriel de Menezes Trevisan apresentam o artigo intitulado “USO DO ALGORITMO EXPECTATION-MAXIMIZATION (EM) PARA A ANÁLISE DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA TEMPORAL NA BACIA DO RIO PIQUIRI”.

 

Boa leitura.

Manaus, AM, dezembro de 2019.

 João Cândido André da Silva Neto

Universidade Federal do Amazonas

Editor chefe Revista Geonorte

editorgeonorte@gmail.com