IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E USO DO RIO PARAÍBA DO MEIO EM VIÇOSA (AL) / Social and environmental implications of the process of appropriation and use of the River Paraíba do meio in Viçosa (AL)
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.45.66Palabras clave:
RIO PARAÍBA DO MEIO, APROPRIAÇÃO E USO, PROBLEMAS AMBIENTAISResumen
O homem ao longo de sua história evolutiva tem aperfeiçoado, por meio do trabalho, seus instrumentos e técnicas, usando-os para se relacionar com a natureza e transformá-la. O artigo traz o processo de apropriação e uso dos recursos naturais no município de Viçosa – AL, destacando o rio Paraíba do Meio, evidenciando como a população foi transformando a paisagem. Para identificar tal situação realizaram-se estudos de campo (geológicos, geomorfológicos, etc.) e coletas de amostras nas águas do rio para analisar a qualidade da água, mensurando in situ, com a utilização de sonda multiparamétrica YSI 6600, alguns elementos, tais como: oxigênio dissolvido (mg/l), clorofila a (µg/l) e pH. Ao longo da pesquisa foram detectados desmatamento da mata ciliar, dragagem do leito, moradias e atividades econômicas sem controle nas vertentes do rio; identificou-se ainda, concentrações inicias de fósforo, de nitrogênio, dentre outros. Dessa forma, a população do município ao longo de sua história degradou variados recursos da área de drenagem do rio, mediante ações sem gestão e planejamento, tornando o mesmo, atualmente, inapropriado para algumas atividades socioeconômicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).