VARIABILIDADE TEMPORAL E ESPACIAL DA EROSIVIDADE DAS CHUVAS NO ESTADO DE GOIÁS SEGUNDO TRÊS MODELOS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.55.206.228Resumen
Atualmente a Equação Universal de Perda de Solos (USLE), desenvolvida por Wischmeier e Smith (1978) é considerado um método eficiente e de relativo baixo custo para predizer as perdas que um solo sofrerá em função de diferentes manejos, práticas conservacionistas, e sob diferentes condições edafoclimáticas, sendo um indicativo direto da sustentabilidade de um sistema produtivo. O fator erosividade (R) é uma das variáveis que compôem o modelo da USLE e expressa a capacidade ou potencial erosivo de uma chuva, sendo seu valor definido pelo índice EI30. Este trabalho teve como objetivo testar e avaliar para o estado de Goiás três métodos distintos de estimativa do EI30 propostos por Morais et al. (1991), Lombardi Neto e Moldenhauer (1992) e Silva et al. (1997), e verificar se houve mudanças significativas do valor da erosividade da chuva entre 1985 e 2017. Observou-se que tanto os valores de precipitação quanto de erosividade variaram ao longo dos 33 anos em um percentual da ordem de 9,3%, valor este considerado “baixo” segundo a classificação proposta por Pimentel-Gomes (1985).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 REVISTA GEONORTE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
