RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO DAS BACIAS DE DRENAGEM DE PRIMEIRA ORDEM E O GRAU DE DISSECAÇÃO DO RELEVO VIA ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DA RUGOSIDADE (ICR) – UMA ANÁLISE COM BASE NO OESTE DO PARANÁ – BR.

Autores/as

  • M.S. Sousa,
  • T.V.M. Sampaio,

Palabras clave:

Geomorfologia

Resumen

A estruturação da rede de drenagem é influenciada por diversos fatores físico- ambientais, dentre eles o relevo. Com o objetivo de verificar tal influência, a presente pesquisa mensurou a relação entre o tamanho das bacias de drenagem de primeira ordem, localizadas no oeste do Paraná, e o grau de dissecação do relevo, aplicando a metodologia do Índice de Concentração da Rugosidade (ICR). No entanto, o resultado obtido (-0,0598) indicou fraca correlação negativa entre as variáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-01-12

Cómo citar

Sousa, M., & Sampaio, T. (2014). RELAÇÃO ENTRE O TAMANHO DAS BACIAS DE DRENAGEM DE PRIMEIRA ORDEM E O GRAU DE DISSECAÇÃO DO RELEVO VIA ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DA RUGOSIDADE (ICR) – UMA ANÁLISE COM BASE NO OESTE DO PARANÁ – BR. REVISTA GEONORTE, 5(20), 458–464. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1594

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.