BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR: APORTES PARA O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA E HIDROLÓGICO
Palavras-chave:
balanço hídrico, anos-padrão, excedentes e déficits hídricos.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar e definir as condições hídricas do município de Ponta Grossa – PR, fazendo-se necessário o conhecimento dos excedentes e deficiências hídricas para um planejamento agrícola. A partir da obtenção dos dados climatológicos de temperatura do ar e precipitação obtidos por meio da estação meteorológica do IAPAR foi possível separar e analisar as médias diárias, mensais e anuais do período entre 1954 e 2001. Os cálculos do balanço hídrico climatológico normal foram elaborados com base no método proposto por Thornthwaite e Mather (1955) e por uma planilha “BHnorm61.xls” do Excel desenvolvida por Rolim; Sentelhas; Barbieri, (1998). Sendo possível o conhecimento das condições hídricas de Ponta Grossa, que não apresentou deficientes hídricos no período de estudo. Por conseguinte foi possível identificar e analisar os três anos-padrões, um habitual (1973), um mais chuvoso (1998) e um menos chuvosos (1985), na qual apresentaram excedentes e deficiências hídricas ao longo do ano sendo o ano de 1985 com maior déficit hídrico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Moraes, S. L. de, & Galvani, E. (2012). BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR: APORTES PARA O PLANEJAMENTO AGRÍCOLA E HIDROLÓGICO. REVISTA GEONORTE, 3(9), 987 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/Eee
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).