A INTERAÇÃO CLIMA-ÓBITOS POR HOMICÍDIO EM JUIZ DE FORA/MG ENTRE OS ANOS DE 1980 A 2010
Resumo
Buscando contribuir para a discussão sobre a relação clima-criminalidade em cidades de médio porte e, sobretudo, retomar reflexões sobre as influências do meio na saúde psicossocial dos indivíduos na Geografia, apontamos trabalhos desenvolvidos na temática tais como Waiselfisz (2008), Anderson (1987,1989, 1997), Sorre (1984), Mendonça (2001) e Felix (2002), entre outros e, analisamos a temporalidade dos óbitos por homicídio em Juiz de Fora/MG. As informações utilizadas foram selecionadas entre os óbitos por mortes violentas, disponibilizados pelo Sistema Integrado de Mortalidade (SIM/DATASUS), entre os anos de 1980 a 2010, classificados de acordo com o CID-9 e CID-10. Para fins de comparação, e contextualização, foram selecionadas informações censitárias e meteorológicas, como os totais demográficos e as médias climatológicas de temperatura (compensada, máxima e mínima) e precipitação total, coincidentes com os 31 anos analisados. Dessa maneira, foram realizadas representações gráficas, observações mensais, anuais e por estações, que submetidas à análise de correlação de Pearson, apresentaram resultados significativos, principalmente, os referentes à inter-relação sazonal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Cristine de Britto, M., & Martins Ferreira, C. de C. (2012). A INTERAÇÃO CLIMA-ÓBITOS POR HOMICÍDIO EM JUIZ DE FORA/MG ENTRE OS ANOS DE 1980 A 2010. REVISTA GEONORTE, 3(9), 698 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2533
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).