POR UMA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA ESCOLAR NO COTIDIANO: ESTIMULANDO REFLEXÕES E A CRIATIVIDADE DOS EDUCANDOS
Resumo
Refletindo sobre as diferenças entre o ensino da Climatologia Geográfica Acadêmica e a ClimatologiaGeográfica Escolar, discutiremos a necessidade de diminuir o hiato entre a teoria e a prática docente,abarcando discordâncias conceituais que norteiam atividades ainda tradicionais, marcadamentedescontextualizadas e distantes do cotidiano do educando, que, frequentemente, interpreta a Geografiacomo uma etapa obrigatória de sua aprendizagem, tendo no clima, a temática de maior antipatia. Semmaterial complementar, formação apropriada e incentivo educacional, a educação geográfica, a nívelfundamental, continua replicando a noção estática do clima, utilizando de médias que caracterizamdeterminadas regiões. Dessa maneira, a luz da psicologia genética proposta por Jean Piaget, propomoso desenvolvimento de atividades interdisciplinares, desenvolvidas a partir de diferentes instrumentos,como análises do filme Percy Jackon e o ladrão de raios, trabalhos de campo (elaboração da cartahodógrafa de nuvens, confecção e instalação do pluviômetro) e sugestões de como disponibilizar osdados coletados. As ações visam desmistificar antigos hábitos e retomar outros, como o de observar adinâmica das nuvens e o céu nas cidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Cristine de Britto, M., & Martins Ferreira, C. de C. (2012). POR UMA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA ESCOLAR NO COTIDIANO: ESTIMULANDO REFLEXÕES E A CRIATIVIDADE DOS EDUCANDOS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 218–231. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2277
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).