O CAMINHO DAS ÁGUAS: TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E A CLIMATOLOGIA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DE PAISAGENS
Resumo
O artigo é um relato de experiência de um Trabalho de Campo que usa o instrumento didáticopedagógicocom fins de favorecer a re-significação de conteúdos de climatologia enquanto meiointegrador do espaço geográfico e mote “De onde vêm as águas”. Considerou-se a viabilidade daproposta após realização de pré-campo, no qual se estabeleceu o roteiro e a oportunidade de discussãodos conteúdos. Na revisão bibliográfica se verificou que no estado do Rio de Janeiro a diferenciaçãoclimática se deve principalmente ao relevo e a altitude. Utilizo-se a metodologia de PercepçãoAmbiental para a discussão e integração de ambientes e a paisagem como recorte espacial de análise.O estudo de caso se deu com uma turma de alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental de umaescola localizada as margens do canal da Flecha, em Campos dos Goytacazes, que levamos paraconhecer a Serra do Imbé. Assim, os alunos puderam perceber diversos aspectos que diferenciam eintegram uma região da outra. Concluiu-se pela viabilidade da atividade através do interesse dosalunos e manifestação dos professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Nascimento, Z. B. do, Santos Lima, V., & Pacheco Terra, R. (2012). O CAMINHO DAS ÁGUAS: TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E A CLIMATOLOGIA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DE PAISAGENS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 175–183. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2273
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).