APONTAMENTOS PARA O USO DE PERIODICOS NÃO-ACADÊMICOS EM SALA DE AULA A FIM DE SE PERCEBER A TRANSFORMAÇÃO DA/NA PAISAGEM ATRAVÉS DE EVENTOS CLIMATICOS EXTREMOS
Resumo
O clima sempre foi uma questão de interesse ao ser humano. Primeiro, por ser capaz de condicionar as ações humanas em determinados locais. O presente trabalho visa primariamente estabelecer apontamentos para o entendimento da paisagem e sua relação com o clima, por meio de eventos climáticos extremos que a transformam repentinamente. Em seguida fornecer aportes ao ensino de climatologia de modo que facilite o entendimento dos conteúdos de sala pelo aluno de forma mais concisa, tal tarefa se torna viável pelo fato de que o uso de jornais locais ou reportagens trás ao aluno uma conexão com a realidade. Por se tratar de fatos que os alunos têm algum conhecimento prévio, fica mais fácil de trabalhar tais conteúdos os alunos já tem uma opinião a respeito mesmo que superficial, mas é uma opinião que poderá suscitar o debate em sala tornando a aula mais dinâmica. Neste sentido o material para analíse deste trabalho são os periódicos não acadêmicos que por não ter uma linguagem estritamente culta, mas sim uma linguagem que transita entre a norma culta e a coloquial, tem-se uma maior acessibilidade de seus conteúdos e desse modo podendo ser trabalhado em diversas turmas. Assim o principal objetivo do trabalho é buscar dentro destes periódicos conceitos que possam ser trabalhados em sala de aula.Downloads
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Publicado
2012-10-06
Como Citar
Andrade Silva, I., & Soares Fialho, E. (2012). APONTAMENTOS PARA O USO DE PERIODICOS NÃO-ACADÊMICOS EM SALA DE AULA A FIM DE SE PERCEBER A TRANSFORMAÇÃO DA/NA PAISAGEM ATRAVÉS DE EVENTOS CLIMATICOS EXTREMOS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 59–67. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2262
Edição
Seção
Artigos
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