CONTEXTO HODROCLIMÁTICO DO ENCLAVE ÚMIDO DO MACIÇO DE BATURITÉ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES AO USO DA TERRA
Palavras-chave:
Dinâmica hidroclimática, enclave úmido, degradação ambiental, Maciço de Baturité.Resumo
No Ceará o Maciço de Baturité representa um ambiente de exceção no contexto geoecológico das caatingas semiáridas. Os aspectos hidroclimáticos favoráveis e as potencialidades de recursos naturais propiciaram melhores condições de povoamento do que os sertões circunjacentes. A utilização predatória dos recursos naturais renováveis, por meio de práticas agrícolas inadequadas, vem promovendo implicações negativas ao equilíbrio dinâmico do ambiente. Assim, o trabalho justifica-se por buscar proporcionar um entendimento integrado das questões ambientais a partir da análise hidroclimática fornecendo subsídios para a conservação desse patrimônio ecológico. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivos 1) promover a avaliação integrada da dinâmica hidroclimática da área de estudo; 2) apontar impactos ambientais produzidos pelas atividades humanas; e 3) estabelecer diretrizes para o manejo adequado dos recursos naturais. Os procedimentos técnico-operacionais cumpriram como etapas revisão bibliográfica, análise de imagens orbitais e pesquisa de campo. Após as discussões apresentadas, constatou-se a presença de um quadro preocupante de degradação ambiental onde a ação antrópica, através da supressão da vegetação, altera a morfodinâmica do ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Almeida Santos, F. L. de, Maia Medeiros, Ésulo, & Nogueira de Souza, M. J. (2012). CONTEXTO HODROCLIMÁTICO DO ENCLAVE ÚMIDO DO MACIÇO DE BATURITÉ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES AO USO DA TERRA. REVISTA GEONORTE, 3(9), 1056 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2562
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).