GEOMORFOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-NORTE DE RORAIMA UTILIZANDO TÉCNICAS DE TRATAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS RASTER DA MISSÃO SUTTLE RADAR TOPOGRAFY MISSION (SRTM)
Palavras-chave:
Compartimentação geomorfológica, Realce do Relevo, SRTM, RoraimaResumo
Este estudo descreve uma breve apresentação da geomorfologia do Estado de Roraima e tem comoprincipal objetivo discutir o uso de imagens SRTM como um recurso prático, rápido e muito adequadopara análise, interpretação e elaboração de mapeamento geomorfológico de áreas na escala1:250.000 ou escalas de maior detalhe. É notória a facilidade de investigação e interpretação defeições de relevo para futura elaboração da compartimentação geomorfológica utilizando estesprodutos. Para a área investigada foram elaboradas cartas-imagem de realce de relevo(sombreamento), declividade (slope) e de curvas de nível (contorno), utilizando-se o software Arcgisv. 9.3. Nesse sentido, demonstrou-se que a superposição de imagens de declividade com transparênciade 60% tendo como segundo plano o sombreamento revelou-se como uma das melhores composiçãopara atenuação de algumas texturas/estruturas e realce de outras, como por exemplo melhor delineaçãode direção e morfologia de escarpas e melhor definição do sopé das elevações facilitando a análise einterpretação do relevo. Conclui-se que o método é adequado para trabalhos de cunho geomorfológicoem tempo hábil aos diferentes objetivos de uso de uma determinada área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Teixeira Falcão, M., & Vieira Costa, J. A. (2012). GEOMORFOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-NORTE DE RORAIMA UTILIZANDO TÉCNICAS DE TRATAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS RASTER DA MISSÃO SUTTLE RADAR TOPOGRAFY MISSION (SRTM). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1484 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2208
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).