ANÁLISE MORFOESTRUTURAL DA BACIA SEDIMENTAR DO TACUTU – RR
Palavras-chave:
Análise fotointerpretativa, Bacia sedimentar do Tacutu, morfoestruturas, Roraima (RR)Resumo
A bacia sedimentar do Tacutu, localizada no setor centro-nordeste do estado de Roraima, consiste emum segmento distensivo implantado no Mesozóico em uma zona de reativação do Cinturão da GuianaCentral, onde as principais feições estruturais orientam-se preferencialmente à NE-SW. Esta unidadeestrutural consiste em um graben encaixado no Escudo das Guianas, com cerca de 300 km decomprimento e 30 a50 km de largura. Através da aplicação de técnicas de geoprocessamento, opresente trabalho objetivou a elaboração de mapas de Modelo Numérico de Terreno (MNT) etemáticos que mostram a conformação morfoestrutural da área. Uma parte significativa dasinformações adquiridas deve-se ao interesse na exploração de gás e óleo. Diante deste contexto, estapesquisa propôs-se a mostrar as várias unidades morfoestruturais de relevo mapeadas no interior e naregião de borda da bacia sedimentar do Tacutu, a partir de suas correlações com os processostectônicos geradores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Oliveira Nascimento, S. de, Soares Tavares Junior, S., Câmara Bezerra Neta, L., & Miranda Rodrigues, S. (2012). ANÁLISE MORFOESTRUTURAL DA BACIA SEDIMENTAR DO TACUTU – RR. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1273–1278. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2186
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).