FATORES CONDICIONANTES NA FORMAÇÃO DE VOÇOROCAS NO TOPO DA SERRA DO TEPEQUÉM- RORAIMA
Palavras-chave:
Vulnerabilidade, voçorocas, serra do TepequémResumo
As planícies intermontanas localizadas no topo da serra do Tepequém foram palco de intensa atividade garimpeira diamantífera, que ao longo das últimas décadas podem ter contribuído com o processo erosivo revelado através de feições lineares. Além da influência antrópica, a vulnerabilidade física, química e mineralógica dos solos foram determinantes na formação e evolução dessas frentes erosivas por voçorocamento. No presente trabalho são apresentados os resultados de estudos que tiveram como objetivos: i) identificar e descrever os principais fatores de vulnerabilidade física, química e mineralógica do solo envolvidos no processo erosivo; ii) avaliar as possíveis inter-relações entre os fenômenos erosivos e as morfoestruturas do topo da serra Tepequém. Para tanto, foram realizados trabalhos de campo compreendendo mapeamento e descrição dos perfis de solo e rochas ao longo dos taludes das voçorocas e coleta de amostras. As análises envolveram granulometria (areia, silte e argila), determinação da densidade aparente e de partículas do solo, determinação mineralógica por DRX e composição química total por ICP-MS. Nas planícies intravales concentra intenso processo erosivo linear (voçorocas) que chegam atingir até 1.20 Km de extensão, com larguras de até 24 m e profundidade entre 2 a 10 m. Os solos e rochas intemperizadas, têm domínio da fração areia, que varia entre 47 e 97%, a fração fina oscila entre 1,5 e 48 % (silte) e 0,6 e 18% (argila). Esses sedimentos-solos são constituídos predominantemente de quartzo, muscovita e caulinita. As voçorocas apresentam canais lineares com orientação preferencial NE-SW e secundariamente NW-SE e N-S, demonstrando forte controle estrutural na morfologia destes canais. Portanto, as características físicas, mineralógicas e químicas dos solos que constituem os terrenos das planícies intravales, submetidas a intenso processo erosivo linear, indicam que estes são de alta vulnerabilidade física perante aos processos erosivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Beserra Neta, L. C., & Tavares Júnior, S. S. (2012). FATORES CONDICIONANTES NA FORMAÇÃO DE VOÇOROCAS NO TOPO DA SERRA DO TEPEQUÉM- RORAIMA. REVISTA GEONORTE, 3(5), 456 –. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2098
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).