O LÚDICO NO ESTUDO DA PAISAGEM: SUBSIDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
meio ambiente, Educação, comunidade, Serra do Tepequém-RR.Resumo
A presente pesquisa visa ressaltar a importância do conhecimento da paisagem para os alunos doensino básico (1º a 8º ano) Escola Municipal Olávio Bilac da Serra do Tepequém-RR, através daaplicação de atividades lúdicas, como novas ferramentas associadas ao ensino de geografia, tendocomo base para a realização deste estudo a realidade vivenciada pelos estudantes. Tal importânciajustifica-se pela necessidade, dos alunos conhecerem a paisagem e os elementos que as compõem bemcomo a eficácia da utilização de atividades práticas para facilitar a compreensão de temáticasnecessária para os alunos. Os resultados obtidos pela pesquisa foram através da observação einterpretação de dados adquiridos pela realização de atividades teóricas e atividades práticas. Pode-seconcluir que estudar a paisagem tendo como base a realidade dos alunos oferece subsídio para secompreender o todo e associar a atividades lúdicas facilitar o educando a ter a percepção e construçãodo próprio conhecimento. Verifica-se que os alunos têm o conhecimento sobre os fatores queprejudicam as paisagens bem como a preocupação em preservar o meio ambiente em que vivem, umavez que a principal fonte de renda e desenvolvimento econômico da área de estudo é a atividadeturística o que aumenta ainda mais a preocupação em preservá-la.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Carvalho Silva, T. S., & Beserra Neta, L. C. (2012). O LÚDICO NO ESTUDO DA PAISAGEM: SUBSIDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1139–1149. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).