INTERPRETANDO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AGUDO (RS) A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL
Palavras-chave:
Paisagem. História Ambiental. Colonização alemã.Resumo
O presente artigo versa sobre o processo de reconstrução da história ambiental do município deAgudo – RS, a partir das transformações da paisagem promovidas pela colonização alemã noestado do Rio Grande do Sul, especialmente no final do século XX, para determinar asmudanças promovidas pelos colonizadores frente à exploração ambiental. O objetivo destetrabalho é o de compreender a história ambiental do município de Agudo no estado do RioGrande do Sul a partir das transformações ocorridas ao longo do século XX. Nesse artigobuscou-se fazer a caracterização geográfica do município bem como a busca teórico-conceitualsobre a história ambiental do município, a pesquisa de campo e a união da teoria com a práticapara assim alcançar os objetivos pretendidos. Assim, neste trabalho, pretende-se ter aapresentação de alguns aspectos referentes às transformações paisagísticas no município deAgudo como reflexo da colonização alemã no Rio Grande do Sul no século XX.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Roos, A., & Severo Figueiró, A. (2012). INTERPRETANDO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AGUDO (RS) A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1032–1044. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2004
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).