COMPREENDENDO OS PADRÕES DA NATUREZA: PRÁTICAS DE PERMACULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA RURAL
Palavras-chave:
Permacultura, Educação Ambiental, sustentabilidadeResumo
Neste cenário de crises em diferentes dimensões, a Geografia se torna um poderoso instrumento para areconstrução da relação sociedade e natureza, pois a ciência geográfica é engajada em refletir aatuação do ser social junto ao ambiente natural. Dentro desse contexto, a Permacultura, ainda poucodiscutida dentro da ciência geográfica, surge como uma proposta na busca de alternativas aodistanciamento da natureza promovido pelo pensamento da modernidade. Portanto, o objetivo destetrabalho foi (re)conhecer e aplicar os princípios de Permacultura nas atividades escolares, integrandopráticas de Educação Ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da EscolaMunicipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes, localizada no Distrito de Pains, SantaMaria, RS. As práticas permaculturais repercutem positivamente na formação de valores das geraçõesfuturas, e a forma de aprendizagem aplicada neste trabalho, numa harmonia de conceitos, valores eprincípios, possibilitou partir do discurso à ação, fazendo a união de duas abordagens daprodução/apropriação do conhecimento. Com as atividades práticas, aliadas à teoria, foi possíveldespertar nos participantes o interesse por um modo de vida que não se baseie no individualismo,consumismo e competitividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Moraes, T. R. de, Perske da Silva, G. K., & Severo Figueiró, A. (2012). COMPREENDENDO OS PADRÕES DA NATUREZA: PRÁTICAS DE PERMACULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA RURAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 59–70. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1925
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).