CARACTERIZAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS DAS ÁGUAS DOS AFLUENTES DA UHE CAÇU
Palavras-chave:
UHE-Caçu, Afluentes e Impactos Ambientais.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características físicas e químicas das águas dosafluentes da UHE Caçu. Foram realizadas quatro amostragens em seis pontos de coleta, no período deagosto/2011 a janeiro/2012 para variáveis: pH, temperatura, condutividade elétrica, salinidade,turbidez e total de sólido dissolvido. O córrego João Mané apresentou os maiores valores dissolvidosna água, e o Córrego Fundo os maiores valores de turbidez, principalmente no período de chuva, queocorre no verão, ficando acima dos padrões da resolução CONAMA nº 357 de 2005. O pH das águasoscilou entre 5, 5 a 7,78. O Córrego Caçu que fica na margem esquerda no mês de novembroapresentou pH 5,5 considerado acido enquanto o Ribeirão dos Paula na margem direita com 7,78sendo alcalino. As características físicas e químicas observadas evidenciaram uma boa qualidade daágua, considerando-se os padrões Resolução CONAMA N0 357, de 17 de março de 2005.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Andrade de Barcelos, A., & Pereira Cabral, J. B. (2012). CARACTERIZAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS DAS ÁGUAS DOS AFLUENTES DA UHE CAÇU. REVISTA GEONORTE, 3(6), 739–749. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1983
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).