BACIA DO RIO DO PEIXE - PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA: 90 ANOS DE TRANSFORMAÇÕES DO USO E OCUPAÇÕES DAS TERRAS
Palavras-chave:
Rio do Peixe, Uso e ocupação das terrasResumo
Localizada no Planalto Ocidental Paulista, a bacia hidrográfica do rio do Peixe foi uma das últimasáreas a ser desmatada pela intensa busca antrópica por terras férteis no início do século XX. A partir depesquisas feitas pela Comissão Geográfica e Geológica Paulista em 1906, pelo Instituto Agronômicode Campinas em 1976 e pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Aguapeí-Peixe, analisou-se astransformações de uso e ocupação das terras, tendo em vista a ausência de desmatamento antrópico dacobertura vegetal em 1906. No início da década de 70 do total de áreas agrícolas levantadas porCHIARINI et al., (1976), 68,5% era pastagem, 24,2% cultura temporária e 7,2% cultura perene. Em1997 em relatório divulgado pelo CBH-AP, o uso agrícola se caracterizava em 2% de cultura perene,11% de cultura temporária e 71% de pastagem. Sendo assim constata-se uma predominância históricadas pastagens nessa bacia hidrográfica, intensificando processos erosivos nos solos arenosos altamentepropensos a tal fenômeno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Trivellato, F. T., & Perez Filho, A. (2012). BACIA DO RIO DO PEIXE - PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA: 90 ANOS DE TRANSFORMAÇÕES DO USO E OCUPAÇÕES DAS TERRAS. REVISTA GEONORTE, 3(6), 656–666. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1978
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).