O DIREITO À CIDADE NO ESPAÇO URBANO: O DESAFIO NO DESLOCAMENTO POR TRANSPORTE PÚBLICO (ÔNIBUS) E POR TRANSPORTE ALTERNATIVO (TÁXI-LOTAÇÃO) EM BOA VISTA-RR.
The right to the city in urban space: the challenge in traveling by public transport (bus) and alternative transport (taxi-lotation) in Boa Vista-RR
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2025.V.16.N.54.206.228Palavras-chave:
Palavras-chave: Direito à cidade. Mobilidade urbana. Transporte público. Transporte alternativo.Resumo
As relações sociais que se estabelecem na cidade influenciam em seu processo de formação socioespacial, bem como no seu processo de produção. A cidade atrai pessoas, investimentos, comércios, negócios e essas relações também são responsáveis pelo processo de produção do espaço A lógica capitalista que se reproduz na cidade acompanhada pela lógica do mercado imobiliário acaba influenciando diretamente no processo de formação socioespacial desigual da cidade. Pode-se dizer que estes são os principais fatores que influenciam no aprofundamento da segregação socioespacial, direcionando investimentos em áreas de maior potencial para o desenvolvimento de atividades capitalistas em detrimento de outras, consideradas menos “lucrativas” do ponto de vista do capital especulativo. Assim, a cidade se torna cada vez mais fragmentada, mercantilizada, e a produção do espaço, cada vez mais necessária à reprodução do capital. Nesse sentido, a luta pelo direito à cidade orienta-se pela superação da propriedade privada do espaço urbano, a fim de que a cidade passe a ser vista como obra e compreendida como valor de uso. O presente artigo tem por objetivo analisar a dinâmica do transporte coletivo de Boa Vista, composta por transporte público – ônibus – e transporte alternativo – táxi-lotação – e o direito à cidade aos seus usuários. Para alcançar tais objetivos, foram necessários levantamentos bibliográficos sobre produção do espaço urbano, transporte público e direito à cidade, além de análises de cartas e mapas do transporte público da cidade, aplicação de questionários com usuários de transporte coletivo e entrevistas em órgãos públicos, empresas de ônibus e cooperativa de táxi-lotação.
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