A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FOMENTADA PELO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Autores

  • Sheila Castro dos Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.01.25

Resumo

O objetivo central deste texto foi o de evidenciar a importância do ensino de Geografia Política, aplicada tanto na geografia acadêmica quanto na geografia escolar, resultando na formação de uma consciência direcionada à cidadania. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram de base descritiva e explicativa, em conjunto com a metodologia qualitativa, de viés bibliográfico, interagindo com a hermenêutica, na proposta das intertextualizações do que foi escrito, lido e interpretado, para que ocorra uma transformação cognitiva e o leitor forme novas maneiras de compreensão de seu papel na sociedade como cidadão a partir de leituras, criando assim reflexões e possibilidades de entendimento do mundo. Na adaptação literária, visou-se explicar a organização estatal, o que implicou diretamente na utilização da Constituição Federal de 1988, de textos do ensino em geografia e da escola crítica da geografia, pois a partir dela o espaço é considerado produto das constantes territorialidades humana que o moldam, conforme sua intencionalidade, gerando ou impedindo a formação de cidadãos.

Biografia do Autor

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

 

http://orcid.org/0000-0003-1704-5742

Referências

BANDURA, Albert – Azzi. Teoria Social Cognitiva. São Paulo: Editora Atmed, 2008.

BOROWSKI, Lara Moraes; FONSECA, Antonio Angelo Martins da. O Ensino da geografia política local na escola como perspectiva de efetivação da cidadania. In: Revista Geografia Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 02, 2017. p. 88-90.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Artigos 205 a 214. Brasília: Senado Federal, atualizada 2018.

CALLAI, Helena Capetti. A geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de geografia. Goiania: NEPEG, 2010. p. 15-38.

CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CASTRO, Sheila; COQUEIRO, João Carlos Pereira; LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. A Produção do Fracasso Escolar e a perda de Consciência de Si: Uma Análise a partir das Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: Revista Labirinto, ano XIX, v. 30, 2019. 203-222.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia. Campinas: Papirus, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GADOTTI, Moacir e TORRES, Carlos Alberto. Estado e Educação popular na América Latina. Campinas: Papirus, 1992.

LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1988.

MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: editora Contexto, 2014. 189p.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: editora Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec: São Paulo, 1988.

SANTOS, Milton. Espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 1987

SILVA, Diogo Jordão; SILVA, Silvana Cristina da. Contribuições da Geografia Política para a formação do aluno cidadão. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014. p. 01-12.

SOUSA, Maria Goreti da Silva. A formação continuada e suas contribuições para a profissionalização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Teresina Pi: revelações a partir de histórias de vida. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Piauí, 2008, 130 f.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Castro dos Santos, S. . (2023). A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FOMENTADA PELO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. REVISTA GEONORTE, 14(46). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.01.25

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)