Estágio docência na Pós-graduação: relato de experiência na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica

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要旨

O presente artigo é um relato de experiência sobre o que foi vivenciado durante o estágio supervisionado de docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Faculdade de Educação (FACED), no curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica, em conformidade com a Portaria n° 76/2010 da Capes e com o Regimento do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas nesse período, a metodologia utilizada para o presente relato é a observação participante, de forma que discorreremos sobre as atividades desenvolvidas, tais como: planejamento, observação, regência e avaliação. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, vislumbrando uma nova possibilidade quanto à docência no ensino superior. No entanto, é importante registrar a necessidade de aprofundar as discussões acerca dessa temática, tendo em vista os poucos aportes legais existentes e a promoção da qualidade da formação dos professores em nível superior.

Palavras-chave: Pós-graduação; Vivências; Formação docente.

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Mestranda do curso de Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (PPGCH/UFAM). Graduação em Pedagogia pela UFAM (2008). Pedagoga da Prefeitura de Manaus (SEMED).

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Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em educação pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Docente da Universidade Federal do Amazonas.

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2024-01-03