ESTADO, ENSINO E HEGEMONIA: REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA PRÁXIS DE ANTÔNIO GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17978

Palavras-chave:

Estado, Ensino, Filosofia da Ação Prática

Resumo

Este ensaio propõe explorar as interações entre Estado, Educação e Hegemonia, utilizando a Filosofia da Práxis do filósofo italiano Antonio Gramsci, no âmbito da escola pública e da sociedade democrática. As reflexões apresentadas visam destacar a profundidade com que a visão materialista da história se enraíza, enquanto teoria do conhecimento, no processo de investigação da realidade. Assim, é fundamental compreender a herança hegeliano-marxista que influenciou o pensamento de Gramsci, identificando suas tensões e nuances, avanços e recuos em relação a Hegel, Marx e Engels, especialmente na análise das relações entre estrutura e superestrutura, além de sociedade civil e sociedade política na formação do conceito de Hegemonia. Nesse sentido, o ensaio se organiza em quatro partes: primeiramente, a delimitação da dialética materialista, que Gramsci chama de Filosofia da Práxis, e sua relação com as tradições de Hegel e Marx; em segundo lugar, a análise da reflexão profunda de Gramsci sobre o Estado e as interações entre sociedade civil e política, bem como estrutura e superestrutura, entendidas como esferas de tensão na busca pela hegemonia; por fim, as interconexões entre Estado e sistema educacional a partir de uma ótica dialética da Educação. Nossas considerações destacam que, nesse modelo, a escola técnica, voltada para interesses imediatos (produção econômica e limitada socialização cultural), se disfarça de espaço democrático, mas tem como objetivo a perpetuação e a solidificação das desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação em ciências e em matemática (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/CAMPUS ALTAMIRA (2015). Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. 

Andréia de Oliveira Castro , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA, 2024). Possui especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA, 2008), em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX, 2012), e em Educação Física Escolar e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Brás (2018). Graduou-se em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006) e em Educação Física pela mesma instituição (UEPA, 2014). Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará, ministrando disciplinas como Biologia, Química, Educação Física, Educação Ambiental e Sustentabilidade e clima. Sua área de interesse em pesquisa abrange Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a conscientização e o engajamento em questões socioambientais, especialmente no contexto amazônico.

Joseane Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Coordenadora da educação do Campo na rede municipal de Altamira/Pará. Graduada em pedagogia pela UFPR.

Fabiano de Oliveira Vitoriano Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Educação pública em Altamira/Pará. Professor efetivo e Mestrando em Geografia na UFPA.

Referências

BIANCHI, Álvaro. O laboratório de Gramsci: filosofia, história e política. Álvaro Bianchi. São Paulo: Alameda, 2008.

BOBBIO, Norberto. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BOBBIO, Norberto. Estudos sobre Hegel: direito, sociedade civil, estado. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Gramsci e o Estado. Trad. Angelina Peralva. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: uma ideologia neoliberal para a “questão social” no século XXI. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social). Rio de Janeiro: UFPR, 2011.

CORBISIER, Roland. Hegel: textos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

COUTINHO, Carlos Nelson. Atualidade de Gramsci. Gramsci e o Brasil, 1997. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/coutinho/1997/mes/atualidade.htm. Acesso: 10 set. 2025.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

DIAS, Edmundo Fernandes et al. O outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 1996.

ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. v. 3. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. p. 169-207.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 2. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 3. Trad. COUTINHO, Carlos Nelson; HENRIQUES, Luiz Sérgio; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b.

LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para alívio da pobreza. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: USP, 1998.

LIGUORI, Guido. Roteiros para Gramsci. Trad. de Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad.: Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. v. 2. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980. p. 203-225.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Trad. Conceição e Lúcio Nogueira. 2. ed. Lisboa: Presença, 1985.

MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Trad. Marco Aurélio Nogueira e Leandro Konder. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MARX, Karl. O Capital. Livro I, v. I. Trad. Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1997c. (Os Economistas, v. II).

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. Trad. Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 1997a. (Os Pensadores).

MARX, Karl. Posfácio da segunda edição. In: MARX, Karl. O Capital. Livro I, v. I. Tradução: Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1997b. p. 133-141. (Os Economistas, v. 1).

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984. p. 107-111.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Vozes, 1999.

SEMERARO, Giovanni. Sociedade de massas, sociedade civil e subjetividade: a concepção da subjetividade em Gramsci. In: SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

10-10-2025

Como Citar

LEONEL, Ronaldo dos Santos, CASTRO, Andréia de Oliveira, SILVA, Joseane Santos, PEREIRA, Fabiano de Oliveira Vitoriano. ESTADO, ENSINO E HEGEMONIA: REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA PRÁXIS DE ANTÔNIO GRAMSCI. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–24, 2025. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2025.