LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN EL CURRÍCULO DE LA EDUCACIÓN BÁSICA:

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17584

Palabras clave:

Inclusión; Educación Especial; Prácticas Pedagógicas; Equidad.

Resumen

El presente artículo aborda el desafío de la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales en la Educación Básica, analizando las dificultades enfrentadas por los educadores y las estrategias pedagógicas eficaces en este proceso. Basado en el marco teórico de Goffman (1988) sobre estigmatización y Saviani (2021) sobre educación inclusiva, el estudio investiga cómo las prácticas pedagógicas pueden combatir el estigma y promover la equidad. La metodología cualitativa adoptada incluye una revisión bibliográfica sistemática que exploró disertaciones y tesis, utilizando categorías de análisis relacionadas con los principales desafíos de la inclusión escolar, como la falta de formación continua, infraestructura funcional y recursos pedagógicos limitados. Los resultados evidencian la necesidad de una estructura pedagógica adaptada y apoyo multidisciplinario para implementar de manera eficaz las políticas inclusivas, promoviendo un ambiente educativo democrático y acogedor. Se concluye que, además de la presencia física, la inclusión requiere prácticas pedagógicas que garanticen la participación activa y el desarrollo integral de estos estudiantes. El estudio propone que la inclusión escolar sea vista como un proceso continuo y dinámico, que requiere la participación de educadores, familias y comunidades para transformar las directrices políticas en condiciones concretas que favorezcan el aprendizaje y la participación de todos los estudiantes, promoviendo así una educación más justa y de calidad para todos.

 

Biografía del autor/a

Polliane de Jesus Dorneles, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestra em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. 

Walter Pinto de Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ingresso em 2024. Mestre em Planejamento, Desenvolvimento e Território pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, 2023) e em Educação Profissional e Tecnológica pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, 2023).Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 2009), Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva (2020) e Administração Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2024). Possui formação pedagógica em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL, 2017), Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambas iniciadas em 2024

Erivelton Pessin, Faculdade Unida de Vitória

Graduado em História pela Universidade de Uberaba, Mestrado em Ciências, tecnologia e educação pela Faculdade Vale do Cricaré e Doutorado em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Atuando como Tutor/Professor Mediador em cursos de Extensão, Graduação e Pós-graduação na modalidade Ead na UFES e IFES desde o ano de 2010. Professor de História nos munícipios de Vila Pavão e Boa Esperança/ES. Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do IFES - Campus Vitória.

Marizete Andrade Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Viçosa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e Pedagogia pela UNIFRAN (2020), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016) , doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e pós - doutorado em Educação pela FAE/UFMG (2023). 

Andromeda Goretti de Menezes Campos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Professora titular, com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Cefor), com 17 anos de experiência em educação a distância e 24 anos em educação presencial (técnica e superior). Doutora em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho (2020), diploma revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 2003) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Formação em Educação Especial Inclusiva no Ifes (2020). Enquanto docente e investigadora, trabalho no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor/Ifes) nas áreas de Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Aprendizagem Ativa, Educação e Engenharia e Formação de Professores. Sou membra do Grupo de Trabalho de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia, faz parte do Grupo de Pesquisa Laboratório de Soluções Sustentáveis (LASS) e também da Rede Lusófona de Investigação. Coordena o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) do Cefor e atua como coordenadora adjunta da Universidade Aberta Capixaba (UnAC) no Ifes desde Novembro de 2021

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Publicado

2025-10-10 — Actualizado el 2025-10-10

Versiones

Cómo citar

DORNELES, Polliane de Jesus, OLIVEIRA , Walter Pinto de, PESSIN, Erivelton, SILVA, Marizete Andrade, CAMPOS, Andromeda Goretti de Menezes. LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN EL CURRÍCULO DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vol. 10, n.º 1, p. 1–18, 2025. Disponível em: . Acesso em: 11 oct. 2025.