Ensino religioso e narrativas não hegemônicas

uma análise a partir da educação antirracista e decolonial

Autores

  • Erivelton Pessin Faculdade Unida de Vitória
  • Marizete Andrade Silva Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.12517

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Cultura Afro-brasileira, Decolonialidade, Educação Antirracista, Currículo Escolar

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar as contribuições do Ensino Religioso escolar na produção de narrativas não hegemônicas, a partir de uma educação antirracista e decolonial. Por meio de uma revisão narrativa da bibliografia recente, com destaque para artigos científicos produzidos entre os anos 2017 e 2022, procura-se compreender como o Ensino Religioso tem contribuído no processo de reconhecimento das identidades e alteridades sociais, por meio do entendimento da diversidade religiosa, sobretudo em atendimento à Lei n. 10.639/2003, que regula a inclusão da cultura afro-brasileira, em todas as suas dimensões, no currículo educacional. Consideramos, do ponto de vista teórico-metodológico, as abordagens decolonial e antirracista as mais eficazes para o estabelecimento de narrativas não hegemônicas e o rompimento de hierarquias culturais. No entanto, acreditamos que essas abordagens devam ser amadurecidas nos debates acadêmicos, sobretudo no campo do Ensino Religioso, mas também compartilhados com as comunidades, que trazem as vivências cotidianas e, portanto, apontam problemas imediatos das relações étnico-raciais ligadas às identidades e religiosidades de matrizes específicas.

Biografia do Autor

Erivelton Pessin, Faculdade Unida de Vitória

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória; Mestre em Ciência, tecnologia e educação pela Faculdade Vale do Cricaré; Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Nova Venécia e Graduado em História pela Universidade de Uberaba.

Marizete Andrade Silva, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE)/FAE/UFMG.

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Publicado

07-03-2024

Como Citar

PESSIN, E.; SILVA, M. A. Ensino religioso e narrativas não hegemônicas: uma análise a partir da educação antirracista e decolonial . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.12517. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12517. Acesso em: 28 abr. 2024.