Possibilidades de utilização pedagógica do conceito de consciência de Vygotsky no Brasil:

uma revisão sistemática em pesquisas stricto sensu

Autores

  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9962

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão sistemática sobre possibilidades de uso pedagógico do conceito de consciência, de L. S. Vygotsky, em pesquisas Stricto sensu, materializadas em teses e dissertações desenvolvidas no Brasil. Para tal, desenvolve aprofundada revisão de literatura a partir dos originais de Vygotsky sobre o referido conceito e apresenta resultados de pesquisa realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – que buscou investigações que abordassem o conceito de consciência na perspectiva vygotskiana e o aplicassem/analisassem em situações pedagógicas. Da busca sistemática e análise minuciosa, realizada em fevereiro de 2019, que resultou em 195 pesquisas (combinando as palavras "Vy(i)gotsky(i)" e "Consciência" nos títulos e nos resumos), foram verificadas quatro que relacionavam tomada de consciência (Osoznanie) a alguma prática pedagógica, sendo duas teses e duas dissertações. O achado mais relevante se refere ao fato de que as quatro pesquisas relacionaram esse conceito a atividades pedagógicas sobre o ensino e/ou o domínio da linguagem escrita. Ao final, salienta-se que ainda são poucas as pesquisas Stricto sensu no Brasil que abordam esse tão central conceito de Vygotsky em relação a práticas pedagógicas – sendo nenhuma na Região Norte do país até a data da busca sistematizada empreendida. Por se tratar de um conceito deveras importante na obra vygotskiana, indica-se que pesquisadores vinculados à Teoria Histórico-Cultural possam utilizá-lo com maior frequência em estudos e em práticas pedagógicas, visto seu estreito vínculo com os processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de superação de dificuldades por estudantes no campo cognitivo.

Palavras-chave: Consciência; Vygotsky; Prática pedagógica; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações; Teoria Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências da Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf).Líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos. Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho/RO - Brasil.

E-mail: castro@unir.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8727450794536784; ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-5897-851X

Publicado

20-01-2022

Como Citar

FONSECA DE CASTRO, R. Possibilidades de utilização pedagógica do conceito de consciência de Vygotsky no Brasil: : uma revisão sistemática em pesquisas stricto sensu. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, 2022. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9962. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9962. Acesso em: 12 maio. 2024.