Accountability e as avaliações em larga escala, desafios para a universalização do ensino

Autores

  • Claudius Vinicius Souza Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT
  • Maria José de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT
  • Rosilene Lagares UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9320

Resumo

The article aimed to research the implementation of accountability in basic education. Using large-scale evaluations, starting from the problem, that the system seeks positive results for ideological exploration not actually diagnosing the points that need improvement to achieve educational quality. Thus, the work was based on a qualitative approach, developed through bibliographic review studies and documentary research, in printed materials and search engines. The final considerations suggest evidence of exploitation of ideologically classified assessments, pleading the institutions and their protagonists, who achieve the goals to the detriment of those who need to accept public policies to contribute to educational universalization.

Keywords: Accountability; Evaluation; Universalization; Educational Public Policies.

Biografia do Autor

Claudius Vinicius Souza Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT

Mestre em Educação pela UFT. Aluno Especial Mestrados em Geografia - UFT nas disciplinas: Geoecologia da Paisagem, ; Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: Urbanização e Metropolização. Especializações pela UCAM - Universidade Cândido Mendes em: Marketing e em Orientação Educacional; pela AEM Academia Educação Monte Negro em Planejamento e Prática de Ensino. Bacharel em Jornalismo pela UFT; Graduado em licenciatura em Educação Física - CEUCLAR; Graduado em Tecnologia em Gestão Pública pelo IFTO; Graduado em Pedagogia - UNEB. Professor da Educação Básica da SEDUC-TO - Gerente de Unidades Esportivas e Incentivo ao Esporte da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Foi Professor do Curso de Computação Gráfica PRONATEC Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego; Foi tutor dos cursos de graduações EAD da UNITINS e da UFT. Tem experiência na área de Educação, em Pedagogia e em Educação Física; na área de Gestão, no setor financeiro / orçamento público.

Maria José de Pinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT

Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Jornalismo, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia- EDUCANORTE.

Rosilene Lagares, UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia- EDUCANORTE.

Publicado

29-11-2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. V. S. .; PINHO, M. J. de .; LAGARES, R. . Accountability e as avaliações em larga escala, desafios para a universalização do ensino. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–18, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9320. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9320. Acesso em: 12 maio. 2024.