PERIOCRITICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO CRÍTICA DE EDUCADORES E EDUCANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17951

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia crítica, Periocritica

Resumo

Este estudo investiga a sistematização da reflexão crítica no ensino por meio da Periocritica, uma abordagem inovadora que propõe ciclos reflexivos estruturados como eixo do processo pedagógico. O objeto de pesquisa é a análise das limitações das metodologias ativas e da pedagogia crítica na garantia da recorrência da reflexão no ambiente educacional. A questão de pesquisa central indaga como a sistematização da reflexão periódica pode fortalecer o pensamento crítico e a formação cidadã em contextos educacionais diversos. A fundamentação teórica apoia-se nos trabalhos de Paulo Freire, com sua pedagogia da libertação; Boaventura de Sousa Santos, e sua ecologia dos saberes; John Dewey, que destaca a experiência no aprendizado; Jürgen Habermas, e sua teoria da ação comunicativa; e Donald Schön, com a reflexão na ação. Metodologicamente, adota-se uma revisão bibliográfica crítica, analisando lacunas nas principais teorias educacionais e estruturando um modelo que sistematiza a reflexão contínua. As categorias fundamentais incluem pensamento crítico, pedagogia crítica, periodicidade reflexiva e autonomia discente. Os resultados sugerem que a implementação sistemática da reflexão periódica pode transformar a prática docente, assegurando a formação de sujeitos autônomos e críticos. Além disso, a Periocritica se mostra aplicável a diferentes contextos pedagógicos, oferecendo um modelo inovador para repensar a educação contemporânea frente aos desafios sociais e tecnológicos do século XXI.

Biografia do Autor

Gladison Luciano Perosini , Universidade Leonardo da Vinci

Universidad Leonardo da Vinci, Asunción, Paraguay
Doutorando em Educação pela Universidad Leonardo da Vinci (2024). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (2016), com pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd (2008). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Batista de Educação de Vitória (2007) e em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (2019) e Língua Inglesa (2020), ambas pela Universidade Estácio de Sá.Autor do livro Inclusão Digital e Tecnológica na Sociedade da Informação (2017). Pesquisador em temas relacionados à Educação, Sociologia e Políticas Públicas. Atuou como pesquisador no Núcleo de Estudos em Política e Sociedade (NEPS) da Universidade Vila Velha.

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

PEROSINI, Gladison Luciano. PERIOCRITICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO CRÍTICA DE EDUCADORES E EDUCANDOS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 01–19, 2025. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2025.