CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17244

Palavras-chave:

Psicologia, Direito à educação, Amazônia

Resumo

Este artigo explora a relação entre Psicologia, educação e direitos humanos no contexto amazônico, destacando os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação na região. A análise fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, articulando-as com a perspectiva decolonial e o conceito de florestania, proposto por Ailton Krenak (2019). Argumenta-se que a educação na Amazônia deve transcender os paradigmas tradicionais de cidadania, integrando os saberes ancestrais, a sustentabilidade ambiental e as especificidades culturais das comunidades locais. A noção de florestania é apresentada como um caminho para uma educação amazonense que, ao respeitar e valorizar a vida na floresta, fomente a construção de práticas pedagógicas interculturais e contextualizadas. Propõe-se que a Psicologia Educacional atue como mediadora na promoção de uma educação transformadora, enraizada nas realidades locais e comprometida com a formação de sujeitos autônomos e críticos. Por fim, destaca-se a necessidade de políticas públicas que promovam uma educação inclusiva, sustentável e conectada às demandas sociais e ambientais da Amazônia.

Biografia do Autor

Luis Henrique Zago, Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba

Doutor em educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Mestre em educação na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui graduação em FILOSOFIA (1998), graduação em PSICOLOGIA (2004) e graduação em Pedagogia (2023). Possui licenciatura plena em História, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Pedagogia. e-mail: luishenriquezago@hotmail.com.

Amanda Aparecida Barros de Souza, Faculade da Fundação Educacional de Araçatuba — FAC - FEA

Graduada em Psicologia pela Faculade da Fundação educacional de Araçatuba (FAC-FEA). Psicóloga Social das Residências Inclusivas da APAE — Araçatuba. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico Cultural: educação e desenvolvimento psicológico. Afiliação institucional: Faculade da Fundação educacional de Araçatuba (FAC-FEA). 

Renata Akemi Okano , Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba

Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Alfabetização e Letramento, Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica. Professora com experiência da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, na rede particular e pública. Atualmente é efetiva no município de Araçatuba no cargo de professora. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa - THC para o Ensino e Aprendizagem.

Allan Alberto Ferreira, Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP — MARÍLIA)

Mestre em educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-MARÍLIA), é Bacharel em Psicologia pela Fundação Educacional de Araçatuba (FEA) e Pedagogo pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

ZAGO, Luis Henrique, SOUZA, Amanda Aparecida Barros de, OKANO, Renata Akemi, FERREIRA, Allan Alberto. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 01–21, 2025. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2025.