Educação e rap no Brasil

Autores

  • João Matheus Siqueira de Barros Universidade de Brasília – UnB
  • Breitner Luiz Tavares Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.13502

Palavras-chave:

Educação, RAP, Ensino

Resumo

A temática educacional é pesquisada de múltiplas formas em território internacional e nacional. Entretanto, com um viés interdisciplinar, o presente trabalho buscou analisar as produções acadêmicas brasileiras que correlacionam a música, em específico o rap, com o ensino, a fim de dar início à pesquisa de dissertação que pretende trabalhar o ensino de história utilizando-se do rap como ferramenta de ensino. A metodologia utilizada para mapear as produções foi de revisão sistemática, a partir do mapeamento na base de dados “Scopus”. Com isso, observaram-se aspectos comuns e específicos nos trabalhos, o uso de músicas antigas, consideradas clássicos do rap, além da necessidade de uma historicização mais abrangente sobre esse gênero musical. Por fim, concluiu-se, através do resultado de trabalhos empíricos, que o rap pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

João Matheus Siqueira de Barros , Universidade de Brasília – UnB

Mestrando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/UNB). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Catalão (UFCat). 

Breitner Luiz Tavares, Universidade de Brasília - UnB

Possui Graduação em licenciatura em ciências sociais, bacharelado, mestrado e doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, professor associado na Universidade de Brasília, Campus Ceilândia, no curso de Saúde Coletiva. O pesquisador é membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/UNB). 

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

SIQUEIRA DE BARROS , J. M.; LUIZ TAVARES, B. Educação e rap no Brasil. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.13502. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13502. Acesso em: 17 maio. 2024.