THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN THE VOICE OF GRADUATES OF A PEDAGOGY COURSE

Authors

  • Vera Lúcia Reis da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Jéssica dos Santos da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12720

Keywords:

Formação docente, Concluintes, Curso de Pedagogia

Abstract

The article is the result of a research that had as its object of study the initial formation of teachers. Moreover, it was searching for an answer to the following problem: What is the perception of graduating students about the process of initial training in the Pedagogy course at IEAA/UFAM? It follows the general objective of analyzing the perception of the initial training process of students as graduates. The research adopted a qualitative approach and used narrative interviews to collect data. The results showed the importance of initial training aligned with the needs of future teachers; the need for graduates to acquire real experiences as a possibility to face the demands of contemporary education; more targeted attention to those who come from basic education with a learning delay; the good relationship between professors and students is an aspect to be taken into account; the challenges intertwine with the difficulties that permeate the personal, academic, financial and even bureaucratic aspects of the institution. The overload of content and reading was evidenced as a challenge that lasted almost the entire training process. Therefore, the educational institution must also direct efforts to avoid dropout and non-continuation of studies by academics who face adverse situations during initial training.

Author Biographies

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2015. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É graduada em Pedagogia pela UFAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação ministrando disciplinas de Didática; Metodologia do Estudo e Pesquisa; Prática da Pesquisa e Estágio Supervisionado. Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Pesquisa temas como: Ensino superior; docência universitária; formação de professores; professores iniciantes; práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional docente.

Jéssica dos Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, campus do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no município de Humaitá/AM. Participou de Programas que estão interrelacionados com experiências práticas da docência como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica. Participou do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), sendo um deles de Oficinas Pedagógicas sobre leitura e produção textual. Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) como pesquisadora iniciante.

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ANDRIOLA et al. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio de politicas públicas educacionais, v. 14, n. 52, setembro 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/skbKYbc6FngrHRPh6NJNzDS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 mar, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.

BRASIL. Decreto no 7.219, 24 de junho de 2010. Lei que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6. Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília/MEC, 2018.

CONTRERAS, J. D.; PÉREZ DE LARA, N. F. La experiência y la investigación educativa. In: CONTRERAS, J. D.; PÉREZ DE LARA, N. F. (Comp.). Investigar la experiência educativa. Ediciones Morata, Madrid, 2010. p. 21-86.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CUNHA, M. I. da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 19-81.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMES. R. Análise ne interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

RAVAGNOLI, N. C. da S. R. A entrevista narrativa como instrumento na investigação de fenômenos sociais na Linguística Aplicada. Revistas PUC-SP. São Paulo, v. 29, n. 3, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp. Acesso em: 27 abr. 2022.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J.; Expectativas e medos de professores: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em revista. Disponível em https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 3 mar. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Colegiado de Pedagogia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Humaitá: IEAA-UFAM, 2017.

URBANETZ, S. T.; ROMANOWSKI, J. P.; URNAU, S. Revisão integrativa sobre a formação de professores na revista retratos da escola. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e240854, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/BzqnRJnjzs7DYv7qG3Gzmjv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023.

Published

2023-10-31

How to Cite

REIS DA SILVA, V. L.; DOS SANTOS DA SILVA, J. . THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN THE VOICE OF GRADUATES OF A PEDAGOGY COURSE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12720. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720. Acesso em: 17 may. 2024.