A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia

Autores

  • Vera Lúcia Reis da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Jéssica dos Santos da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12720

Palavras-chave:

Formação docente, Concluintes, Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa que teve como objeto de estudo a formação inicial de professores e buscou responder ao seguinte problema: qual a percepção de estudantes concluintes sobre o processo de formação inicial no curso de Pedagogia do IEAA/UFAM? Seguindo o objetivo geral de analisar a percepção sobre o processo de formação inicial de estudantes na condição de concluintes, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e utilizou entrevistas narrativas para coletar os dados, que foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram a importância do curso de Pedagogia para a formação não apenas profissional, mas também para a formação pessoal e humana. Foi evidenciada ainda a necessidade de os concluintes adquirirem experiências reais, como a possibilidade de enfrentar as demandas da educação contemporânea; a atenção mais direcionada para aqueles que vêm da educação básica com defasagem de aprendizado; o bom relacionamento entre professores e estudantes precisa ser levado em consideração; os desafios que se imbricam com as dificuldades e perpassam aspectos pessoais, acadêmicos, financeiros e até burocráticos da instituição. Além disso, a sobrecarga de conteúdos e de leitura se apresentaram como um desafio que perdurou por quase todo o processo formativo. Desse modo, pode-se dizer que a instituição formadora também precisa direcionar esforços para que se evite a desistência e a não continuação dos estudos por parte dos acadêmicos, que se deparam com situações adversas ao longo do percurso da formação inicial.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2015. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É graduada em Pedagogia pela UFAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação ministrando disciplinas de Didática; Metodologia do Estudo e Pesquisa; Prática da Pesquisa e Estágio Supervisionado. Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Pesquisa temas como: Ensino superior; docência universitária; formação de professores; professores iniciantes; práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional docente.

Jéssica dos Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, campus do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no município de Humaitá/AM. Participou de Programas que estão interrelacionados com experiências práticas da docência como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica. Participou do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), sendo um deles de Oficinas Pedagógicas sobre leitura e produção textual. Participa do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) como pesquisadora iniciante.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ANDRIOLA et al. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio de politicas públicas educacionais, v. 14, n. 52, setembro 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/skbKYbc6FngrHRPh6NJNzDS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 mar, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.

BRASIL. Decreto no 7.219, 24 de junho de 2010. Lei que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6. Chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília/MEC, 2018.

CONTRERAS, J. D.; PÉREZ DE LARA, N. F. La experiência y la investigación educativa. In: CONTRERAS, J. D.; PÉREZ DE LARA, N. F. (Comp.). Investigar la experiência educativa. Ediciones Morata, Madrid, 2010. p. 21-86.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CUNHA, M. I. da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 19-81.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOMES. R. Análise ne interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

RAVAGNOLI, N. C. da S. R. A entrevista narrativa como instrumento na investigação de fenômenos sociais na Linguística Aplicada. Revistas PUC-SP. São Paulo, v. 29, n. 3, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp. Acesso em: 27 abr. 2022.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J.; Expectativas e medos de professores: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em revista. Disponível em https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 3 mar. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Colegiado de Pedagogia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Humaitá: IEAA-UFAM, 2017.

URBANETZ, S. T.; ROMANOWSKI, J. P.; URNAU, S. Revisão integrativa sobre a formação de professores na revista retratos da escola. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e240854, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/BzqnRJnjzs7DYv7qG3Gzmjv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023.

Publicado

2023-10-31

Como Citar

REIS DA SILVA, V. L.; DOS SANTOS DA SILVA, J. . A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12720. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720. Acesso em: 20 abr. 2024.