Pedagogia diferenciada como instrumento político-pedagógico da inclusão

Authors

  • Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima Universidade de Brasília- UNB

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12203

Keywords:

Pedagogia diferenciada, inclusão, Programa educacional Individualizado

Abstract

It is necessary to understand a new form of school organization, which provides personalized, inclusive pedagogical work in line with the heterogeneous reality present in all social groups. Through the individualized educational program, there is a paradigm shift in school mediation, teaching planning, learning assessment and the teaching process, such revolutions are beneficial to all students, regardless of their typical or atypical functional conditions. The educational service model breaks the medication paradigm of special education and imprints an educational identity that corroborates school processes. It is hoped, therefore, from this theoretical study to contribute to a reflection on the practices of teachers and to equate ways for their eventual change.

Author Biography

Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima, Universidade de Brasília- UNB

Mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor - Universidade Fernando Pessoa (2022), Especialista em Orientação Educacional na abordagem humanista Centrada na Pessoa, Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia, ambas na abordagem Histórico cultural, Licenciado em Pedagogia - IESB (2016). Possui diversos cursos de extensão na área de educação. Atualmente atua como Psicopedagogo e Professor de Atendimento Educacional Especializado, Ministra cursos de formação continuada de professores na área da Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva, Cognição e aprendizado, Modelo Social da deficiência, Necessidades educacionais Específicas, Desenho Universal para o aprendizado, Psicologia educacional e do desenvolvimento, Educação Cognitiva, Educação Socioemocional e Educação Integral.

References

BRASIL, Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos políticos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: DF, 2010.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: DF, 2018. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf

CORREIA, L. M. Educação Especial e Inclusão. Porto: Porto Editora. 2003.

Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2010.

Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para educadores e professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

FEUERSTEIN, R. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Editora vozes, Petrópolis, 2014.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

MONTESSORI, M. Para educar o potencial humano. Campinas, Editora Papirus. 2003.

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

RIBEIRO, D. O povo Brasileiro: A Formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Global Editora, 2015.

ROGERS, C. R. Liberdade de aprender em nossa década. 2. ed Porto Alegre: Artes Médicas. 1986.

Published

2023-10-01

How to Cite

E LOPES DE LIMA, P. L. C. Pedagogia diferenciada como instrumento político-pedagógico da inclusão. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12203. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12203. Acesso em: 17 may. 2024.