O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares

Authors

  • Ana Ásia Almeida de Queiroz Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.12062

Keywords:

Autismo, Consciência Fonológica, Pré-escola

Abstract

Research on how autistic students learn how to read is incipient, especially in relation to the influence of phonological awareness in this process, even though this is repeatedly described in national and international research as a strong predictor for the development of written language. In this idea, this study is an excerpt from the author's doctoral thesis that aims to present the data collected in a real teaching situation on how the development of syllabic awareness happens in children with autism spectrum disorder. It was developed in two private schools in Fortaleza, Brazil. This is a descriptive/explanatory research, of applied nature, experimental procedure and using a qualitative and quantitative approach at the same time. The sample included six children diagnosed with ASD, between 4:0 and 5:6 years old, organized into a single experimental group, who were submitted to a teaching program based on phonological awareness tasks. For data collection, the Confias Test was applied to assess the level of development of phonological awareness, performed before and after the teaching intervention and in a controlled manner, whose data were recorded and subsequently analyzed. The results indicate: a) the existence of a gradual order of complexity in the performance of syllable awareness tasks in the studied population: syllable synthesis < identification of initial syllables < syllable segmentation < identification of rhymes; and b) linguistic mediation applied in a systematic and regular way in children with autism contributes to the development of phonological awareness.

Author Biographies

Ana Ásia Almeida de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui graduação em letras pela Universidade Estadual do Ceará (1989) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é professor mestre - Secretaria de Educação do Ceará. Tem experiência na área de Linguistica, com ênfase nos processos fonológicos na escrita, desenvolvimento da linguagem oral e aquisição da leitura e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-escola, processos fonológicos, interação e desenvolvimento da leitura e escrita.

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui Graduação (Bacharelado) em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1992), Mestrado em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Letras (Área de Concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal da Bahia (2003). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2011 a 2012). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesta universidade, além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e no Curso de Graduação em Letras, desenvolve atividades de orientação e pesquisa sobre: a) aquisição de língua materna ou de línguas adicionais, sob condições normais ou desviantes, assim como acerca do processamento fonológico (memória fonológica, consciência fonológica etc) subjacente ao processamento da leitura/escrita (rotas e estratégias de leitura e escrita); b) as características acústico-articulatórias e fonológicas envolvidas na aquisição dos sistemas sonoros, em contextos naturais e formais de aprendizagem; c) identificação de falantes no campo da fonética forense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada de 2006 a 2008, de 2013 a 2016 e de 2021 a 2022. Foi Coordenador do Núcleo Cultura, Cidade e Linguagem - CCLiin de 2016 a 2019. Foi Diretor de Ensino de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) de 2016 a 2020. Atualmente, exerce as seguintes funções: a) Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UECE; b) Coordenador do Laboratório de Aquisição de Linguagem e Linguística Clínica (LALLC); c) Coordenador do Núcleo de Línguas Itaperi do Centro de Humanidades da UECE.

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Published

2023-10-01

How to Cite

ALMEIDA DE QUEIROZ, A. Ásia .; JÚNIOR DE ARAÚJO CARVALHO, W. . O desenvolvimento da consciência silábica em crianças autistas pré-escolares. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.12062. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12062. Acesso em: 17 may. 2024.