Alfabetização e letramento dos alunos surdos

Autores

  • Francimara Cabral Campos Secretaria de Estado de Educação- Seduc/AM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11970

Palavras-chave:

Alfabetização de estudantes surdos, Educação bilingüe

Resumo

Este trabalho de pesquisa de caracterização, qualitativa e descritiva tem como temática: Alfabetização e Letramento dos alunos Surdos em uma escola do município de Manaus/AM. Tendo como objetivo analisar se a metodologia de alfabetização e letramento encontradas na leitura e escrita de alunos surdos impedem a alfabetização na sua língua na idade certa, de acordo com o PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Os principais marcos teóricos, necessários para a aprofundamento do tema, são: SOARES, (2003); FERREIRO, E; TEBEROSKY, A., (1999); QUADROS, R. M., (1997); QUADROS, R. M. de & KARNOPP, (2004); DANTAS; DAXENBERGER, [s.d.]; e os autores que contribuíram para a construção metodológica, tais como: BOGDAN; BIKLEN, (1994); FLICK, (2009). A metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipologia descritiva e bibliográfica. Os procedimentos são de observação direta e registro dos resultados de aplicação de questionários direcionados aos participantes. Concluímos com os resultados encontrados que as realizações das atividades inadequadas e uma inclusão um pouco distante da esperada pelos estudantes surdos, por falta de formação e metodologias apropriadas para o processo de alfabetização e letramento do aluno surdo deixa-os sem a possibilidade de ser alfabetizados na idade certa.

Biografia do Autor

Francimara Cabral Campos, Secretaria de Estado de Educação- Seduc/AM

Possui mestrado em ciências da educação- Universidad de la Integración de las Américas (2021). Tem formação e experiência a área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva. Atualmente é professora no Centro de Atendimento a Pessoas com Surdez-CAS, que funciona na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redmam Abdel Aziz, exercendo a função de professora alfabetizadora Bilíngue de alunos surdos de forma individual e através de cursos de LIBRAS para turmas de crianças e adolescentes. Teve experiência no CAESP, Centro de Atendimento Especifico, que é responsável por uma equipe multiprofissional que avalia e executa intervenção as crianças e adolescentes com síndromes, deficiência intelectual e múltiplas deficiências, de alunos da rede Pública do Estado do Amazonas. Teve experiência em Educação Infantil, multisseriadas de 1ª a 4ª série, Ensino Fundamental I e II, atuou ainda em Sala de Recursos Multifuncionais atendendo alunos com necessidades educacionais especiais, especificamente alunos surdos, cegos, autistas, deficiências múltiplas.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora: Portugal, 1994.

BRASIL. MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.

DANTAS, Jailma da Costa Silva; DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. A importância da adaptação de recursos didáticos na educação de surdos. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro08/LTAA8_a09.pdf.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Márcio Corso. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa / Uwe Flick; Tradução Joice Elias Costa. – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1997, p.97.

QUADROS, Ronice Muller de & KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2004.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Minas Gerais: 2003, p.16

Publicado

09-10-2023

Como Citar

CABRAL CAMPOS, F. Alfabetização e letramento dos alunos surdos . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11970. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11970. Acesso em: 27 maio. 2024.