O extermínio epistemológico e os perigos do conceito de mínimo curricular no esvaziamento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular

uma proposta de superação

Autores

  • Luís Gomes de Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11894

Palavras-chave:

Currículo, Epistemologia, BNCC, Conhecimento Poderoso, Pedagogia dos Conteúdos

Resumo

O presente trabalho analisa o conceito de mínimo, presente no esvaziamento curricular na BNCC, e seu alinhamento com a precarização da formação docente no país. Busca-se demonstrar os riscos desse projeto educacional à formação e emancipação dos estudantes do ensino básico brasileiro, especialmente aos mais pobres. A metodologia empregada é qualitativa de vertente descritiva, segundo os pressupostos do materialismo histórico-dialético. Constata-se que não há intenção educacional no projeto em curso, mas sim motivações ideológicas-políticas-econômicas, impulsionadas por setores privatistas, com a única intenção de transformar a educação pública brasileira em ativo financeiro. As especificidades epistemológicas de cada disciplina escolar, juntamente com o conceito de conhecimento poderoso, são defendidas como meio de superação ao extermínio de conteúdos e disciplinas da BNCC.

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo junto à Faculdade de Educação, onde pesquisou o papel da abstração no desenvolvimento de conceitos físicos por meio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Pós Graduado em Metodologias do Ensino da Física pela Universidade Gama Filho. Licenciado em física pela universidade Metropolitana de Santos. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Graduado em Tecnologia Mecânica modalidade Projetos e Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente atua como professor-pesquisador na Universidade Federal do Paraná no Departamento de Educação, Ensino e Ciências.

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

DE LIMA, . L. G. O extermínio epistemológico e os perigos do conceito de mínimo curricular no esvaziamento de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de superação. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11894. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11894. Acesso em: 17 maio. 2024.