A aplicabilidade do currículo escolar no cenário amazônico frente à diversidade religiosa brasileira

Autores

  • Elenilce da Costa Sales Faculdade Unida - Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11728

Resumo

Este artigo aborda a diversidade religiosa brasileira e sua aplicabilidade dentro dos contextos escolares amazônicos, tendo como base o currículo proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levando em consideração os documentos que norteiam as práticas escolares do Ensino Religioso. Para subsidiar as discussões teóricas foram utilizados os autores Huff Júnior (2008), Monteiro (2006) e Fonseca e Adad (2016). Por se tratar de uma temática bem complexa, com posicionamentos antagônicos acerca do Ensino Religioso Escolar, o artigo realizará discussões acerca das religiões: história e aplicabilidade no contexto escolar; reflexões sobre respeito, diversidade e igualdade e práticas escolares de valorização e respeito à diversidade religiosa. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja metodologia utilizada é o ver, o julgar e o agir, na perspectiva de elucidar o questionamento: de que forma a diversidade religiosa brasileira tem sido concebida e aplicada nos currículos escolares dentro do cenário amazônico?

Biografia do Autor

Elenilce da Costa Sales, Faculdade Unida - Vitória/ES

Doutoranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida. Com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Sou Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

08-06-2023

Como Citar

DA COSTA SALES, E. A aplicabilidade do currículo escolar no cenário amazônico frente à diversidade religiosa brasileira . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11728. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11728. Acesso em: 24 jul. 2024.