Expansão e interiorização do ensino superior no início do século XXI no Brasil

Autores

  • Waldemar Moura Vilhena Junior Universidade Estadual de Roraima – UERR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11152

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Expansão e Interiorização; Ensino Superior.

Resumo

O texto é parte do estudo sobre Educação e Políticas Públicas Educacionais. Tem como objetivo refletir a partir de uma perspectiva sociológica sobre a expansão e a interiorização do ensino superior no início do século XXI no Brasil. Para viabilizar o estudo, utilizamos a revisão bibliográfica e documental, que proporcionou a análise qualitativa sobre a temática, buscando responder ao seguinte problema: ocorreu expansão e interiorização do ensino superior no início do século XXI no Brasil, conforme adequação ao modelo da economia global? Concluiu-se que o ensino superior historicamente atendeu às classes dominantes, naturalizando a exclusão das pessoas nas universidades públicas. Entretanto, devido às políticas dos governos do começo do século XXI, oportunizou-se o ingresso das camadas populares ao ensino superior, ou seja, ocorreu a expansão e a interiorização do ensino superior público e gratuito para atender à lógica do capital globalizante e ao anseio da maioria da sociedade pelo acesso a ele.

Biografia do Autor

Waldemar Moura Vilhena Junior, Universidade Estadual de Roraima – UERR

Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR; Licenciado em Ciências Sociais pela UFAM; Mestre em Políticas Públicas de Educação - PPGE/FACED/UFAM. Experiências com Extensão Rural e Reformas Agrária. Interesse na Área das Ciências Humanas - Sociologia Rural, Extensão Rural, Filosofia da Educação, Educação do Campo e Formação de Professores na Perspectiva Interdisciplinar. Trabalhos desenvolvido com a Educação do Campo no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e assessoria em um projeto de Formação Continuada de Professores de Ensino de Ciências. Consultor do Território da Cidadania Sul de Roraima. Desenvolvemos atividades junto ao Projovem Campo - Saberes da Terra. Professor substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDUCAR da Faculdade de Educação da UFRR. Coordenador de eixo do Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Estadual de Roraima. Ocupou a função de Diretor no Instituto de Amparo a Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima- IACTI - RR. Professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Doutorando no Programa EDUCANORTE.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

MOURA VILHENA JUNIOR, W. Expansão e interiorização do ensino superior no início do século XXI no Brasil. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11152. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11152. Acesso em: 3 maio. 2024.