Avaliação de desempenho docente sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores

Autores

  • Ana Maria Mendes Sampaio Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10113

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a política de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) sob a perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). As análises apresentadas referem-se à pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI ), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, que em sua metodologia fez uso de questionários de caracterização, bem como da aplicação de grupos focais realizados com vinte e sete professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana/MG. Os resultados apontam para a importância de a ADD ser desenvolvida com fins de desenvolvimento profissional e não como aporte para as relações de controle e culpabilização dos professores por parte das secretarias de educação. Fato que reduz a autonomia de atuação desses profissionais, desperdiça a valência formativa desse tipo de política e nega a influência do contexto socioeducativo nesse tipo de avaliação.

Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE/UFOP, Mariana/MG, Brasil; Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela UNEB- Universidade do Estado da Bahia; Graduada em Pedagogia pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana-BA; E-mail:anamendessampaio@yahoo.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8951345429657611. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9821-911X.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

MENDES SAMPAIO, A. M. Avaliação de desempenho docente sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–17, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.10113. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10113. Acesso em: 13 maio. 2024.