A arte de ensinar e a pandemia covid-19

o olhar dos docentes

Autores

  • Hercules Guimarães Honorato Instituto Naval de Pós-Graduação
  • Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino Fundação de Apoio à Escola Técnica - Faetec

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10102

Palavras-chave:

Arte de Enseñar; Enseñanza Remota de Emergencia; Pandemia de COVID-19; Práctica Docente.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar a pluralidade de olhares dos docentes, que está a emergir das diversas ações empreendidas para minimizar as dificuldades que se apresentam no ensino remoto emergencial (ERE), requerido pelo fechamento das escolas devido à pandemia de Covid-19. Sua relevância encontra-se nas ações e reações dos envolvidos, e constituem-se em possibilidades para gerar políticas públicas que motivem e fomentem a educação de qualidade. A seguinte questão norteou este trabalho: que lições poderiam ser aprendidas pelos envolvidos em sua prática docente após a reabertura das escolas? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com a escolha da abordagem metodológica de investigação qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, direcionado aos professores que atuavam em sala de aula e passaram a atuar no ERE. As lições desveladas: melhorar nossa formação ou pós-formação com a introdução de disciplinas ligadas aos meios digitais e tecnológicos; compreender que a educação a distância é uma possibilidade de ser aplicada em nossa prática docente; incluir no Projeto Político Pedagógico alternativas viáveis de ensino, aprendizagem e avaliação; nas reuniões de pais e mestres ou de conselho de classe, procurar colher todas as observações possíveis, tanto positivas quanto negativas. As lições destacadas: precisamos recalcular rotas, minimizar as dúvidas que surgem na prática, de maneira a nos adaptarmos às novas estratégias tecnológicas da arte de ensinar.

Biografia do Autor

Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino, Fundação de Apoio à Escola Técnica - Faetec

Mestre em Educação. Psicopedagoga. Doutoranda em Educação. Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec-       Teresópolis, RJ. E-mail: cristinakneupp@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5933-0002 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/9568053590265351.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

GUIMARÃES HONORATO, H.; KENUPP BASTOS MARCELINO, A. C. . A arte de ensinar e a pandemia covid-19: o olhar dos docentes. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–16, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.10102. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10102. Acesso em: 13 maio. 2024.