Os espaços não formais da Amazônia: construindo olhares desmistificados na formação de professores em Boa Vista - Roraima

Autores

  • Alexssandra de Lemos Pinheiro Universidade Estadual de Roraima
  • Ediane Sousa Miranda Ramos Universidade Estadual de Roraima
  • Selene Dias Nunes Universidade Estadual de Roraima
  • Jesucina do Nascimento Moura Oliveira Universidade Estadual de Roraima
  • Roseane Parente Cunha Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10031

Palavras-chave:

Amazônia; Cultura Científica; Espaços Não Formais; Formação de Professores.

Resumo

Os Espaços Não Formais (ENFs) têm revelado grandes contribuições para a ampliação da cultura científica, a partir de aulas motivadoras e que geram ganho cognitivo nos alunos. Abordar o potencial contribuidor dos ENFs desde a formação inicial dos professores contribuirá com a possibilidade do maior uso desses espaços em seu planejamento. Nesse contexto, o trabalho teve por objetivo discutir o potencial contribuidor dos ENFs da Amazônia na Formação de Professores em Boa Vista - RR, na perspectiva de uma desmistificação quanto ao uso desses espaços no planejamento docente. O presente trabalho contempla uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, realizado com 10 acadêmicos das licenciaturas em Química e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a partir de um curso de capacitação para os professores em formação, sobre a temática Os Espaços Não Formais de Boa Vista/RR e seu potencial contribuidor para o Ensino de Ciências”. Verificou-se que a discussão sobre o tema aumentou o número de ENFs conhecidos pelos acadêmicos, assim como ampliou os olhares dos futuros professores quanto ao uso desses espaços em sua prática pedagógica. Pode-se concluir ainda que apesar de a maioria dos acadêmicos reconhecerem algumas contribuições do uso dos ENFs para o processo de ensino e aprendizagem, ainda há a importância da reflexão sobre a necessidade de romper com as desmistificações na formação de professores que tendem a utilizar meios defasados e que pouco contribuem para a Educação em Ciências.

 

Biografia do Autor

Alexssandra de Lemos Pinheiro, Universidade Estadual de Roraima

Mestre  em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (andamento). Possui graduação em História pelo Claretiano Centro Universitário (2016) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Atual da Amazônia (2010). Atualmente é professora na Prefeitura Municipal de Boa Vista na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os cargos de pedagoga sala regular de ensino e Arte Educadora e supervisora Bolsista pela Capes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do subprojeto pedagogia da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Ciências. Desenvolve estudos na área da Divulgação Científica, Alfabetização Científica e Uso de Espaços Não Formais.

Ediane Sousa Miranda Ramos, Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Professora Graduada em Pedagogia pela FAI (Faculdade de Itaituba, 2008), Professora Graduada em Letras/Literatura pela UERR (Universidade Estadual de Roraima), Supervisora Bolsista pela Capes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Estadual de Roraima. Atualmente é professora estatutária desde o ano de 2009 , atuante na Educação Básica (1º ao 5º ano) pela  (Secretaria Municipal de Educação - Smec), ministrando as disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Selene Dias Nunes, Universidade Estadual de Roraima

Estudante do mestrado Profissional em Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009). E também especialização em Gestão escolar pela Universidade - Facetem, Uma segunda especialização pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, em Educação na cultura digital. Com uma vasta experiência na área de Educação, atuando na área desde 1999 até a presente data. Já atuou em varias funções como e cargos; professora de educação infantil, Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos, Orientadora de Educacional e orientador de aprendizagem com projetos voltados para questão pedagógico disciplinar, professora de multidisciplinas de jovens e adolescente em vulnerabilidade social, assistente na sala de informática, apoio pedagógico a gestão e coordenação escolar e atualmente exercendo a função de Orientador Educacional e professora da educação básica. Todos com ênfase na área da Educação.

Jesucina do Nascimento Moura Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Pós Graduada em Pedagogia Escolar pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Possui experiência como docente da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Atualmente atua como professora da Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino de Alto Alegre- RR e no Sistema Estadual de Educação de Roraima.

Roseane Parente Cunha, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Boa Vista, RR, Boa Vista –RR e Professora do AEE nos anos finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação e Desporto do Governo de Roraima (SEED), Boa Vista-RR. Pedagoga pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Educacional -Uninter e pós -graduada em Educação Especial- Claretiano. Experiência na educação Infantil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

PINHEIRO, A. de L.; RAMOS, E. S. M.; NUNES, S. D. .; OLIVEIRA, J. D. N. M.; CUNHA, R. P. . Os espaços não formais da Amazônia: construindo olhares desmistificados na formação de professores em Boa Vista - Roraima. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–14, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.10031. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10031. Acesso em: 13 maio. 2024.