O TRATAMENTO DIDÁTICO DO CORDEL INDÍGENA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

THE DIDACTIC TREATMENT OF THE INDIGENOUS CORDEL FOR THE TRAINING OF THE LITERARY READER IN SECONDARY EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17985

Palavras-chave:

Ensino médio, Formação do leitor literário, Letramento Literário, Literatura de Cordel, Poesia indígena

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir a importância do trabalho didático com a literatura indígena para aprimorar a formação do leitor literário no contexto do ensino médio sob a perspectiva do letramento literário, com ênfase no uso da poesia de cordel da escritora indígena brasileira Auritha Tabajara, em especial sua obra “Coração na aldeia, pés no mundo” (2018). Para tanto, apresentamos algumas considerações fundamentais a respeito da literatura indígena e da poesia de cordel indígena (Thiél, 2012; Graúna, 2013; Dorrico et al., 2018; Tabajara, 2018; Gomes; Goulart, 2019; Ribeiro, 2020; Santos et al., 2020; Testa; Ferreira, 2021; Nascimento; Silva; Campanholi, 2023; Siqueira; Martins de Araújo, 2024), da formação do leitor literário e as práticas do letramento literário (Conceição; Gomes, 2016; Cosson, 2018; Carmo; Melian, 2020; Rocha; Silva, 2020; Matos; Testa, 2021), seguindo uma metodologia qualitativa baseada na revisão de literatura. Os resultados mostram que a poesia de cordel indígena de Tabajara no ensino médio, pode ser usada para a formação de leitores mais críticos, sensíveis e conscientes da pluralidade cultural brasileira, capazes de atuar ativamente na sociedade, entendendo os benefícios do texto literário, que transcende a escola e percorre os mais diversos contextos sociais e culturais. Concluímos que o tema proposto contribui para repensar o uso didático da literatura indígena nas práticas de letramento literário em salas de aula do ensino médio, por meio do uso da poesia de cordel como oportunidade para o reconhecimento da cultura indígena.

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Biografia do Autor

Soraima Moreira Alves Ferreira, Universidade Estadual do Tocantins

Mestrado em Letras, com ênfase em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT, Câmpus Araguaína-TO (2022). Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz (FAMA/2011). Licenciada em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas na Universidade Estadual do Piauí-UESP (2006). Professora de Língua e Literatura espanhola do Curso de Letras, da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS/ Câmpus Araguatins e de língua portuguesa da Secretaria do Estado do Maranhão- SEDUC-MA. Tem experiência na área de Letras, literatura e espanhol. Atualmente tem pesquisado sobre literatura indígena.

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras pela (UEL/PR – 2002).Professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT, Câmpus de Araguaína.

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

ALVES FERREIRA, S. M.; TESTA, E. C. . O TRATAMENTO DIDÁTICO DO CORDEL INDÍGENA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: THE DIDACTIC TREATMENT OF THE INDIGENOUS CORDEL FOR THE TRAINING OF THE LITERARY READER IN SECONDARY EDUCATION. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262517, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17985. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17985. Acesso em: 16 jul. 2025.